Nova Petrópolis encerra as atividades do Ambulatório Covid

0
442


Após dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está encerrando as atividades do Ambulatório Covid, que funcionou no posto de saúde do Bairro Piá durante os meses de março e abril. Desta forma, na segunda-feira, 3 de maio, a UBS Piá volta a ter atendimento normalizado aos usuários de sua área de abrangência.

Com a normalização dos serviços no Bairro Piá, os postos de saúde Centro, Vale Verde e Vila Germânia voltam a atender casos de síndrome gripal e suspeitas de Covid-19. As unidades de Linha Brasil, Pinhal Alto e Vale do Caí seguem sem alterações no atendimento.

A UBS Piá foi transformada em Ambulatório Covid no final de fevereiro, como medida excepcional para fazer frente ao período de agravamento da pandemia. Os horários foram ampliados e no local passaram a ser atendidas apenas pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19, reservando as UBSs Centro, Vale Verde e Vila Germânia para os demais casos.

“Naquele momento o Município tinha muitas pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 e não era apropriado atendê-las nos mesmos espaços dos demais pacientes. Por isso fizemos a separação. Hoje entendemos que foi uma medida bastante oportuna, que certamente contribuiu para diminuir a proliferação do vírus em nossa cidade”, observa o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.
Os números dos dois meses de funcionamento do Ambulatório Covid mostram a importância da medida, bem como a significativa diminuição da demanda em abril.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, em março foram realizados 2.411 atendimentos no Ambulatório Covid. Deste total, a maioria (36,5%) são pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. No primeiro mês, os atendimentos resultaram em 15 internações hospitalares em razão da Covid-19.
Em abril, o número de atendimentos no Ambulatório Covid baixou para 787, com 34,8% respondendo pela faixa etária dos 20 aos 39 anos. Dois pacientes atendidos no local precisaram de hospitalização.

“Temos agora um momento de baixa na comparação com março. Mas é preciso continuar mantendo os cuidados básicos, que já são bastante conhecidos por todos. Havendo nova necessidade, reabriremos o Ambulatório Covid na UBS Piá”, completa Wissmann.
Além dos serviços normais da UBS, a unidade do Bairro Piá segue abrigando os serviços de testagem da Covid-19 e o Disque Coronavírus, nos contatos 54-99983-7163 (telefone) e 54-3298-2660 (WhatsApp).

Conforme a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, o médico Jules Carlos Hubner ainda estará de férias no início de maio. Por isso, neste período haverá revezamento de alguns profissionais no atendimento à unidade. “Os serviços normais do posto de saúde voltarão aos poucos. Então pede-se ainda um pouco de espera nos casos eletivos, que não têm urgência”, afirma Crislei.

VACINAÇÃO

O encerramento do Ambulatório Covid, a UBS Piá também volta a oferecer serviços de vacinação, incluindo as campanhas da Covid-19 e Influenza H1N1 (gripe). Desta forma, as ações de vacinação com carros no Centro de Eventos passam a ser exclusivas para moradores das áreas atendidas pela UBS Centro.