Nova Petrópolis comemora o sucesso do primeiro fim de semana do Festival Sabores da Colônia

0
651
Crédito: Fotos 50mm / Vini Martins e Marcelo Farinha


Concluídos os três primeiros dias de programação, Nova Petrópolis comemora o sucesso do Festival Sabores da Colônia, que iniciou na sexta-feira, 6 de agosto, e segue com programação aos finais de semana até o dia 22. Especialmente no sábado, dia 7, e no domingo, 8, os espaços do evento na Rua Coberta e na Praça das Flores registraram presença constante de público, o que evitou qualquer tipo de aglomeração. 

“Foi um movimento bem significativo, com fluxo contínuo de pessoas desde o início das duas manhãs. Certamente atingimos todas as nossas expectativas. E o mais importante é que tanto o público quanto os expositores cuidaram bastante dos protocolos sanitários, todos entendendo que o momento é de se cuidar e que há essa necessidade”, afirma a secretária adjunta de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Mayara Senna dos Reis. 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Boelter, os primeiros dias do evento também foram positivos do ponto de vista da comercialização de produtos rurais e artesanais na feira da Rua Coberta. 

“Fizemos um balanço parcial com os 23 expositores às 11h do domingo e o retorno obtido foi muito bom. Todos bem satisfeitos com as vendas. Alguns inclusive nos passaram que as expectativas já haviam sido superadas, tendo que produzir ao longo do fim de semana para repor os produtos na feira”, afirma o presidente Ari Boelter.

O primeiro final de semana do Festival Sabores da Colônia contou com a oficina online sobre apicultura e meliponicultura, no sábado, e a caminhada “Roteiro Sítio Grünes Paradies”, na manhã do domingo. 

PROGRAMAÇÃO SEGUE 

A programação do Festival Sabores da Colônia será retomada nesta sexta-feira, 13 de agosto, com a feira de produtos rurais e coloniais na Rua Coberta e três opções de passeio de jardineira saindo da Praça das Flores. 

Duas oficinas online estão previstas para sexta-feira: “A tradição do uso de plantas medicinais aromáticas e condimentares no meio rural”, às 9h, e “Agroindústria Familiar: sabores e saberes”, às 14h. No sábado, 14 de agosto, às 19h, acontece a oficina “Turismo Rural: uma experiência única”. Todas as oficinas serão transmitidas pela página da Prefeitura de Nova Petrópolis no Facebook. 

No domingo, 15 de agosto, a programação abre espaço para quem quer conhecer o interior de Nova Petrópolis. Realizada pela Associação Tchon Ji, a caminhada “Roteiro Nove Colônias” tem trajeto de 10 quilômetros e início às 8h. Contato pelo telefone ou WhatsApp (54) 99109-5073. 

Já o Pedal para Família é organizado pela Pedalando no Sul, com duas opções de trajeto: o curto, com 8 quilômetros e altimetria de 90 metros; e o longo, com 37 quilômetros e altimetria de 800 metros. Contato pelo  telefone ou WhatsApp (54) 99217-3088 e inscrições pelo site www.sprinta.com.br.

O Festival Sabores da Colônia é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, através das Secretarias Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café. O evento conta com apoio de Emater/Ascar RS, Cetanp, Sicredi Pioneira RS e Bitcom.