“Nós respeitamos todas as decisões da comunidade”, comenta Fedoca

0
1573
Fedoca esteve na Gramado FM, no programa Gramado News, com o comunicador Edemilson Stopassola. Foto: Laura Silveira.


O Prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, Fedoca, esteve na Radio Gramado FM, no Programa Gramado News, nesta última terça-feira (20). Durante a entrevista com o comunicador Edemilson Stopassola, foram abordados vários assuntos sobre o seu governo, como também em relação a cidade.

Educação:

Sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular o Prefeito esclarece que  as orientações do governo federal devem ser cumpridas.Esclarece que mesmo que haja uma lei federal, a Prefeitura de Gramado irá pensar em relação ao meio turno estabelecido. “Nós queremos aproximar os pais da escola, queremos que eles fiquem com seus filhos. Pois ninguém substitui os pais. Diante da circunstância que isso não é possível, a Prefeitura tem que ser solidária. Nós temos um sonho possível que é a escola em tempo integral. Não é por causa de uma ordem federal que deixaremos de cuidar das crianças”.

Também explica que o desejo do executivo era a realização de eleições diretas, onde o Prefeito não interferiria na escolha,  e destaca que a câmara não aceitou. “Eu acho que foi um prejuízo muito grande para toda a comunidade escolar. Foi um retrocesso. A comunidade escolar escolhe os três nomes e o prefeito escolhe um dos três”.

EMEI Raio de Sol
Fedoca comenta que os pais ponderaram a respeito das dificuldades de acesso na Escola para qual as crianças iriam e não concordaram com o projeto original “Fomos sensíveis a vontade dos pais e tratamos de colocar outra opção, transferimos os alunos para outro prédio, sugerido pelos pais por enquanto que reformamos a Raio de Sol.”

Ele conta que colocou como sugestão adquirir o pavilhão sugerido pelos pais, onde as crianças estudarão até que a reforma da Raio de Sol fique pronta.
“Se esse pavilhão tem que ser adaptado para uma escola de educação infantil ,e isto vai gerar despesa, porque não se adquiri esse pavilhão, pois cabem muito mais crianças neste local”.

“Nós respeitamos todas as decisões da comunidade”, frisa o Prefeito.

Meio Ambiente

Em relação ao esgoto, Fedoca levanta que é preciso que a comunidade entenda que a Prefeitura não está fazendo acordo com a Corsan para protegê-la, mas que não se pode crucificá-la.
“Ela esta tendo seus prazos para regularizar os esgotos”.

Relata que a primeira conclusão da Corsan é de que muitos dos problemas em relação ao esgoto quem causa é gramadense e que essa questão está sendo objeto de diagnóstico.

“Esse diagnóstico vai servir para que ela não só encaminhe o esgotamento sanitário para uma destinação adequada, mas para que regularize essas fossas sanitárias, que eventualmente causam esse mau cheiro e a poluição das águas.”

Saúde

O Prefeito comenta que na semana passada realizou uma visita na parte da manhã no Posto de Saúde do Centro e recebeu a informação que pela primeira vez há uma grande variedade de medicamentos a disposição da comunidade.

Também revela que está previsto para junho o início da construção efetiva do Posto de Saúde da Várzea Grande.

 “Em relação ao hospital eu tenho a dizer é que são muitos os interessados, o que não vemos é a efetividade”.

Projeto Gramado Inteligente

Sobre a nova parceria com a IBM (International Business Machines) que busca tornar a cidade mais interativa, inteligente, cognitiva e sensível. Fedoca conta que quando lhe perguntaram o que ele queria para Gramado, respondeu: ” Não quero uma Gramado cognitiva que afaste os filhos dos pais. A tecnologia tem que servir para aproximar as pessoas”.

Indústria e Comércio

Durante a entrevista, o comunicador Edemilson Stopassola também questionou sobre as oportunidades de empreendimentos para os microempresários. O Prefeito relata que a secretaria de indústria e comércio está dedicando boa parte do seu tempo aos microempreendedores. “Queremos incentivar o micro e pequeno empresário”.

Turismo

Em relação aos principais eventos que acontecem em Gramado, Fedoca frisou que o Gramado In Concert é um sucesso e que não existe a possibilidade dele não acontecer novamente.

“O padrão é internacional. A música erudita é fantástica. O que estamos fazendo agora é tirar da pasta do turismo e passar para a cultura. O evento está mais afeito a cultura”.

Destacou também que a próxima edição do Natal Luz esta começando a ser organizada e pensada mais cedo, o que dá a possibilidade de planejar e acertar o que não está dando certo.

“Teremos todo esse período de tempo para organizar esse evento”.

O Prefeito também falou sobre a Páscoa e destacou como decoração deixou a cidade mais bela.

Sobre a Festa da Colônia e Feira Feito em Gramado, demonstrou a vontade da administração em aumentar o número de expositores, incentivar e valorizar o que é de Gramado.

Para o Festival de Cinema, Fedoca relatou que pediu ao Presidente da GramadoTur desenvolver um pouco do Festival para os cineastas. “Vamos clarear o festival. Clarear é mais importante que brilhar. Clarear produz efeitos para sempre”.

Trânsito

O Prefeito conta que em setembro será inaugurada a ciclofaixa no bairro Bavária, que irá se interligar com a do Planalto.

No link abaixo você pode ouvir a entrevista na íntegra e os demais assuntos abordados.