Mutirão na UBS Central de Canela atendeu 100 pacientes

0
827
Elas desafogaram uma demanda de usuários do SUS que aguardavam atendimento para algumas especialidades. Foto: Márcio Cavalli.


Um mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Canela, no sábado (17), oportunizou 100 consultas na Unidade Básica de Saúde Francisco Jacques Gil (UBS Central). Elas desafogaram uma demanda de usuários do SUS que aguardavam atendimento para algumas especialidades.

Boa parte das pessoas consultou com otorrinolaringologista, urologista ou ortopedista. Dependendo do diagnóstico, cada uma pôde resolvê-lo no consultório, enquanto outras tiveram de ser encaminhadas ao Hospital de Caridade, para casos de baixa complexidade. Houve também quem passou pela execução de pequenos procedimentos, feitos na própria UBS Central.

Conforme a enfermeira Cristina de Moura, coordenadora do Ambulatório de Feridas na rede pública de saúde de Canela, quando os casos são de alta complexidade, os pacientes são encaminhados a hospitais de Caxias do Sul.

A Secretaria de Saúde busca fazer esses mutirões de consultas uma vez por mês. Temos tido como resultado um trabalho muito significativo, principalmente pelo empenho dos servidores e médicos envolvidos”, avalia o secretário Vilmar Santos.