Movimento HeForShe visa acabar com a violência contra as mulheres

0
1351
Equipe do Gabinete da Primeira-Dama e da ALRS fizeram blitz em prol do movimento HeforShe – ElesPorElas neste último domingo. Foto: Assessoria de Comunicação/ALRS


Neste último domingo, dia 20 de agosto, os turistas que passeavam pela Prefeitura de Gramado, Rua Coberta, Palácio dos Festivais e também prestigiavam os 45º Festival de Cinema de Gramado, tiveram a oportunidade de conhecer o movimento HeForShe – Eles Por Elas da ONU Mulheres do Brasil.

Promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com apoio do Gabinete da Primeira-Dama, a blitz do HeForShe buscou divulgar a proposta, e buscar novas adesões ao movimento mundial, que é um convite para que homens e meninos participem ativamente na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, além de ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Conforme a primeira-dama do município, Bianca Bertolucci, a iniciativa dessa parceria da Assembleia Legislativa com o seu Gabinete, é uma ideia que contribui com a conscientização acerca da importância do empoderamento das mulheres e da igualdade de gênero. “Nossa intenção é engajar mais os homens e discutir quais caminhos que todos devem trilhar para chegar ao final: em eliminar as desigualdades de gênero e a violência contra a mulher”, explica Bianca. “Nós precisamos seguir com a campanha HeForShe e dar fim às desigualdades enfrentadas por mulheres no mundo todo. E o HeForShe chega ao Brasil como ElesPorElas, através da ONU Mulheres e busca o apoio de todos”, completa.

O prefeito Fedoca –João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), que participou da atividade, e foi um dos primeiros a aderir à iniciativa, destaca a importância da ação realizada, e de disseminar este pensamento. “É um evento muito bonito, e Gramado tem uma alegria e um prazer em apoiar esse movimento, porque nós entendemos que vai ser um divisor do comportamento das pessoas depois dele bem impregnado em todas as consciências dos gaúchos e das gaúchas”, ressalta.

Gramado adere a causa

A Assembleia Legislativa, um dos principais suportes do HeForShe no Brasil, esteve representada pelo seu presidente, o deputado Edegar Pretto (PT), que integra o Comitê Nacional Impulsor e está à frente desta iniciativa no Rio Grande do Sul. “Nós estamos num grande esforço determinado pela ONU, que em 2014 lançou o HeForShe, que é um convite a homens e meninos a analisarem, refletirem sobre o seu comportamento do dia-a-dia, e a partir do momento que o homem ou a mulher passa a assinar esse movimento, ele adquire também obrigações no seu entorno, onde ele atua ou trabalha, e na sua comunidade, de ajudar nessa grande ação mundial, e de sensibilizar homens pela igualdade de gênero, pelo empoderamento das mulheres, especialmente na grande causa que é o fim da violência contra as mulheres”, relata Edegar, que diz estar muito feliz por ter encontrado em Gramado pessoas que aderiram ao movimento, como o Prefeito, e a primeira-dama. “O poder local, o Executivo, a primeira-dama, terão o reconhecimento da ONU por este gesto tão maravilhoso e importante”, disse o deputado durante a atividade.

Próxima ação conta com Werner Schünemann

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, uma nova ação de conscientização do HeForShe acontece em Gramado contando com a participação especial do ator Werner Schünemann, que integra o comitê gaúcho da iniciativa. O encontro está marcado para às 16h, na Rua Coberta.

Além disso, no Hotel Serra Azul, a ALRS e o Gabinete da Primeira-Dama estão com estande de divulgação, para que as pessoas possam fazer adesão ao movimento. Interessados também podem aderir pelo link http://www.heforshe.org/pt#take-action.