Mostra Ambiental Estudantil ocorre na próxima quarta-feira

0
846
Registros da Mostra Ambiental Estudantil em 2017 na Rua Coberta. Foto: Carlos Borges.


Diariamente, a questão ambiental tem se tornado cada vez mais importante para a população em geral. A conservação de nosso planeta é fundamental, e a redução da poluição e do lixo produzido são pautas de governos ao redor de todo o mundo. No Brasil, Gramado é um expoente do turismo, das belas paisagens e natureza, sendo reconhecida internacionalmente por isso, e um dos principais eixos desta administração municipal é o desenvolvimento sustentável. A Mostra Ambiental Estudantil de Gramado, que ocorre na próxima quarta-feira (26), na Rua Coberta, é uma oportunidade para que os jovens da cidade possam demonstrar o seu comprometimento a esta causa tão relevante.

Com o tema “A natureza está em paz?”, o evento tem como objetivo principal proporcionar a Educação Ambiental como ferramenta para uma nova racionalidade, centrada em uma perspectiva de sustentabilidade e que tenha como referência principal para o desenvolvimento deste trabalho o tema Conservação e Biodiversidade

O Patrono da mostra, presidente da ONG Gramado Viva e servidor da Secretaria do Meio Ambiente, Jair Portolan, comenta que é fundamental que o jovem trabalhe desde cedo em sala de aula o que é preservação e conscientização. “Temos que plantar a sementinha sobre o que é o meio ambiente, como devemos tratá-lo e preservá-lo! Essa é uma pauta que deveria estar sempre em debate, pois todo mundo sabe que não haverá vida sem água, e eu já venho falando isso há mais de oito anos, sobre a possibilidade de faltar o recurso hídrico no município. Gramado é conhecida pelas suas festas, mas também é verde, é vida, e sem um desenvolvimento sustentável não existirá mais essa Gramado que todos procuram. Por isso, é importante que o jovem cresça com esse pensamento e esteja envolvido com o meio ambiente para evoluir o conhecimento adquirido na parte ambiental”, comenta.

Desenvolvida pela Prefeitura de Gramado, Secretaria da Educação e pelo Grupo dos Professores de Ciências, a Mostra visa trazer uma reflexão para toda comunidade Gramadense se a natureza estaria em paz e se nossas crenças e atitudes enquanto ser humano também estão em paz.

Uma comissão avaliadora, composta por membros ligados à educação, meio ambiente e agricultura, analisará os trabalhos expostos considerando os pré-requisitos estipulados pela organização. Os três melhores trabalhos serão premiados.

“Estamos bastante ansiosos para que esta Mostra aconteça, pois a partir dela, a Secretaria da Educação tem a proposta de tornar o projeto itinerante, levando cada um dos trabalhos inscritos e expostos no evento, para que mais e mais pessoas conheçam este trabalho maravilhoso realizado nas escolas da rede municipal de ensino”, ressalta a Secretária da pasta, Gilça Silva.

SERVIÇO

VI Mostra Ambiental Estudantil

26 de setembro (quarta-feira)

Das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min

Local: Rua Coberta

Tema de 2018: A natureza está em paz?

Entrada franca.