Missas, confecção dos tapetes e procissão fazem parte da programação de Corpus Christi nas Paróquias de Gramado

0
552
Tapetes confeccionados em frente a Igreja São Pedro em 2021. Foto: GN.


Tendo como significado o Corpo de Cristo, o Corpus Christi é uma solenidade religiosa da Igreja Católica que tem o objetivo de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Neste ano a data está sendo comemorada nesta quinta-feira, dia 03 de junho. Em 2020, a pandemia ocasionada pelo Covid-19 mudou algumas tradições que acontecem neste dia, como a confecção dos tapetes pelos membros das comunidades. Mas, em 2021, mesmo com algumas restrições, as Paróquias de Gramado organizaram uma programação com as principais celebrações que acontecem no feriado santo.

Paróquia São Pedro – Gramado

Já pela manhã, às 07 horas, ocorreu uma missa na Igreja Matriz São Pedro e às 09 horas, a celebração ocorreu nas igrejas dos bairros Floresta, Avenida Central e Piratini. Paralelo as missas, a partir das 08 horas, foram confeccionados três tapetes na frente da Igreja São Pedro. Com imagens voltadas a eucaristia, devoção e à Virgem Maria do Rosário, pessoas da comunidade, pastorais e grupo de jovens confeccionaram os tapetes que já estão expostos.

Durante a tarde, às 15 horas, ocorrerá a missa na Igreja Matriz e após a procissão na praça em frente a Paróquia, onde três bênçãos serão concedidas. Às 18h30, será realizada outra missa na Matriz e a adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando a celebração de Corpus Christi.

Gesto Concreto – Corpus Christi

Durante o dia, está sendo promovida também uma campanha para arrecadação de alimentos. Quem tiver intenção de doar, as doações podem ser entregues nas Igrejas Matriz e dos bairros Floresta, Avenida Central e Piratini, no início das missas.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Várzea Grande

A programação na região do bairro Várzea Grande também conta com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 09 horas, na Capela Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Serra Grande, ocorreu uma Missa Solene e logo após adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 15 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes – Várzea Grande, também, acontecerá uma missa solene e logo após adoração ao Santíssimo Sacramento e será transmitida na página da Paróquia, por meio de live.

Semelhante a Igreja São Pedro, a Nossa Senhora de Lourdes também está promovendo uma ação solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis. Chamada ‘Tapete Solidário’, a Paróquia convida a comunidade para realizar a sua doação e formar um tapete de fé e amor para com Jesus.