Meio ambiente realiza Oficina Participativa e palestra sobre regularização em áreas de Preservação Permanente

0
429
Meio ambiente realiza Oficina Participativa e palestra sobre regularização em áreas de Preservação Permanente. Foto: Divulgação.


A II Oficina Participativa de Elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Gramado, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), na quinta-feira, 5, no auditório da Prefeitura, teve como objetivo a discussão de estratégias, programas e ações, com base nos pontos positivos (forças e oportunidades) e pontos negativos (fraquezas e ameaças) e as definições de prioridades, estabelecidas na oficina anterior. 

A partir de agora, a SMMA deve concluir os diagnósticos ambientais que vem sendo realizados e organizar os resultados das oficinas participativas e da consulta de percepção ambiental, que devem auxiliar na indicação de demandas prioritárias a serem atendidas pelas políticas públicas ambientais referentes à proteção da Mata Atlântica no Município, que deverão ser incluídas no PMMA. 

CONSULTA 

Segue disponível até o dia 30 de setembro a “Consulta de Percepção Ambiental”, que auxiliará junto com as oficinas, na construção do PMMA de Gramado. 

A consulta, realizada em âmbito nacional, é feita através de questionário em:

https://docs.google.com/forms/d/1grV441k20lDqpvLiR_42l_OJIg5zEkkbEzGq6v3yb9k/viewform?edit_requested=true

PALESTRA

Ainda na quinta-feira, a SMMA também promoveu uma palestra sobre Regularização em Áreas de Preservação Permanente, ministrada pela especialista em Direito Ambiental, Fabiana Figueiró. 

O evento teve a participação de empreendedores, consultorias e técnicos da área. Durante o encontro foram debatidos temas como a competência legislativa ambiental e a importância do Município em criar normativas e diretrizes para regularizar as situações de áreas de Preservação Permanentes que possuem empreendimentos consolidados.