O que é um Plano Municipal de Arborização? Para que serve? Quais as fases que ele tem e como funciona a Oficina Participativa para elaboração deste plano?
Essas foram as principais temáticas abordadas durante a Oficina Participativa para a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Gramado, realizada na quarta-feira, 18, no auditório da Prefeitura pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Na ocasião, o diretor de Licenciamento Ambiental, Leonardo Konrath, apresentou o diagnóstico da arborização urbana do Município, destacando o levantamento de informações qualitativas e quantitativas da arborização de ruas, as características dessa arborização e os principais problemas encontrados.
Também foram abordados por ele os critérios tanto para a escolha de espécies, assim como a definição dos locais de plantio; o espaçamento e distâncias mínimas de segurança entre árvores e equipamentos urbanos e ainda a indicação dos locais de plantio.
“Através das Oficinas Participativas temos alguns objetivos, entre eles: aproximar a comunidade da gestão pública, dar mais respaldo ao processo, robustez no resultado final e empoderamento dos atores envolvidos”, disse Leonardo.
DIA DA ÁRVORE
No sábado, 21, comemora-se o Dia da Árvore. Para marcar a data, a SMMA promove na quarta-feira, 25, uma ação de plantio de árvores na Rua João Carniel (Bairro Carniel), às 9h, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).