Maternidade X Culpa

0
706


As famílias sentem-se muito culpadas, especialmente as mães. Culpam-se por trabalhar demais, ficar pouco tempo em casa e acabam por “dar tudo” aos filhos, muitas vezes sem deixar eles se frustrarem.

Mulheres geralmente estão envolvidas em muitas atividades: mãe, esposa, dona de casa, funcionária/profissional… Ainda temos a cultura de que a mulher é a grande responsável pelo cuidado infantil. As mães acabam se cobrando muito, mas a sociedade apresenta uma grande parcela nessa cobrança social também.

O sentimento de culpa geralmente aparece de uma forma muito sutil. Compartilhar a maternidade e o trabalho profissional ainda é um tabu para muitas mulheres. Não existe ensaio para a maternidade. Quando acontece, ela te convoca a viver esse papel da maneira que for possível. É necessário repetição, não há previsibilidade, o caminho é singular. Não há livros ensinando a maternar, pois cada criança é única no mundo.

A mãe precisa aprender fazendo, errando e aprendendo, tentando e tentando. Estar bem é fundamental: faz bem para você, para sua família e para seu filho. Busque conhecer seu sentimentos, sua história, seus medos. Conte com uma rede de apoio. Forte é quem busca ajuda!

Luciane Morini Cassenote
Psicóloga CRP: 07/24521
Contato: 54 991705390
Facebook.com/psicologalucianemc
Instagram: @psicologalucianemc