“Maria Fumaça das Hortênsias” deve ser inaugurada em São Chico até 2020

6
31145
O idealizador David Palma, secretário do meio ambiente Alexandre Coruja, Jorge Marques do Paradouro Rota das Barragens, Jair Lauermann da COOPERTURH, o contabilista Caon e o Prefeito de São Chico Marcus Aguzzolli, na fazenda Centauros, onde será instalado o passeio. Foto: Marcia Lermen.


Um projeto idealizado pelo empresário Deivid Palma, prevê a instalação do passeio de trem “Maria Fumaça das Hortênsias”, em São Francisco de Paula, daqui a dois anos. O empresário conta que em 2013, ao conversar informalmente com um amigo, analisou o valor que a empresa que realiza o Passeio de Trem em Bento Gonçalves arrecada só com as vendas dos bilhetes na região das hortênsias.

“Naquele momento falei que seria um ótimo negócio ter um trem aqui, tanto para o dono do trem quanto para o trade que deixaria de transpor os 120 km de Gramado até lá. A partir daquele dia comecei a estudar sobre o assunto e não parei mais”, conta.

De acordo com Deivid, além dele, fazem parte do projeto em formato de consórcio/empresa, a CoopertuRH (Cooperativa de Turismo da Região das Hortênsias), alguns empresários de Gramado, São Francisco de Paula e Porto Alegre, entre eles, engenheiros florestais, engenheiros ferroviários, o proprietário da área de terra onde será construído o passeio e investidores.

Sobre a CoopertuRH 

A CoopertuRH (Cooperativa de Turismo da Região das Hortênsias) surgiu como ideia em 2012 para ajudar a formalizar e treinar várias pessoas que trabalhavam na informalidade em Gramado e Canela, no decorrer daquele ano criou-se a nomenclatura.

“Após varias reuniões e tentativas apenas agora, dia 28 de fevereiro de 2018, conseguimos quorum de mais de 20 membros em assembléia para a abertura legal da cooperativa perante a Receita Federal. Pretendemos encabeçar e colaborar com qualquer empreendedor que tenha sua vertente no turismo seja ele em qualquer uma das cidades que fazem parte da Região das Hortênsias que sedia a nossa cooperativa, abrangendo Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula”, explica Deivid.

Porque São Chico?

Segundo o empresário, São Francisco de Paula foi escolhido para a implantação da Maria Fumaça por ser uma cidade com grandes fazendas e propriedades com relevo adequado, alem da beleza natural que há por lá.

“Começamos em 2017 uma pesquisa de campo que se fortaleceu em janeiro de 2018 com a abertura das portas da prefeitura da cidade através do senhor Alexandre (Coruja) vereador e atual secretário do meio ambiente do município, que veio de encontro com nosso projeto e apresentou a ideia ao prefeito (Marcos Aguzzolli) e secretário de turismo (Rafael Castelli), bem como ajudou a identificar possíveis propriedades que tinham vocação em receber a Maria Fumaça”.

O passeio

O percurso estudado atualmente pelo grupo de investidores e idealizadores tem como objetivo proporcionar para o turista o contato visual com a beleza natural daquela região. “Tanto em uma das estações, quanto à bordo dos vagões (que serão três inicialmente), de uma barragem chamada Blang, campos, lavouras e criações de gado serão contempladas durante todo o trajeto que terá 14km e levará aproximadamente 2 horas. Em uma das estações, faremos uma parada em um deque panorâmico para contemplação e shows artísticos da cultura local( gaúcha e serrana)”, conta Deivid.

O investimento

Levando em consideração os dados já levantados e de acordo com as decisões que foram realizadas, trajeto e os materiais escolhidos, Deivid Palma relata que o investimento até agora está em torno de 40 milhões.

“Toda e qualquer pessoa que quiser contribuir intelectualmente pode se inscrever na CoopertuRH para participar das reuniões pertinentes ao assunto, bem como pode ser um investidor do projeto e basta entrar em contato com a CoopertuRH para receber uma visita técnica para detalharmos o assunto”.

A previsão, segundo o empresário, é que a “Maria Fumaça das Hortênsias” de São Chico esteja funcionando em 2020. “Essas datas bem como valores são estimativas que se dão levando em consideração o projeto atual, e isso já foi mudado para melhor em pelo menos duas outras vezes, a cada nova reunião dos sócios e envolvidos. Quanto mais estudamos e analisamos temos novas possibilidades e até agora somente positivas”, destaca o idealizador do projeto.

6 COMENTÁRIOS

  1. Visão de futuro… aqui em Canela, não seria indiferente, a anos que venho falar sobre esse tipo de atração que é interessante, isso que em Canela tem uma estação de trem no centro da cidade… minha idéias seria, saindo do centro de canela, da estação, um elevado até o posto ramos, em frente ao palácio do governo, indo em direção ao caracol e retornando… totalmente viável. Isso ira fomentar e muito empresas para o lado do caracol, um atrativo e tanto.

  2. Importantíssimo para desenvolvimento de São Francisco de Paula, e demais cidades em torno dela, fomentando ainda mais o Turismo de ecologia e belezas naturais. Grande sucesso nesse projeto.

  3. Podia sair do centro de Canela ir caracol fazer pontos turísticos ir a Gramado de pois ir sao Francisco de Paula em serrar os passeios na barragem do blange com espetáculo da nós tradição gaúcho com a nossa gastronomia com comidas típicas gaúcha

  4. Acho excelente o projeto, mas enquanto tiver alguns profissionais que se acham donos do mercado de turismo na serra, isso fica um pouco difícil de se fazer.
    Pois alguns empresários tem o interesse de MONOPOLIZAR o mercado de turismo e assim colocam os valores que querem nos serviços e com isso acaba afastando o turista da região devido aos altos custos

Comments are closed.