Major Maurício deixa comando dos Bombeiros e 1º tenente Baigorra assume

0
2053
Solenida de transmissão do cargo de comandante do Bombeiros de Gramado ocorreu na terça-feira, dia 10. (Fotos: André Aguirre)


Desde terça-feira, 10 de abril, o Corpo de Bombeiros de Gramado tem um novo comandante. Depois de estar a frente da corporação por sete anos, o major Maurício Ferro Corrêa, 39 anos, foi substituído pelo 1º tenente, Márcio André Baigorra Ribeiro. Maurício foi promovido ao posto de subcomandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Caxias do Sul, o qual tem abrangência territorial de 49 municípios.

A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no quartel dos Bombeiros de Gramado e contou com a presença de autoridades municipais e regionais, convidados, imprensa e do chefe do 5º Batalhão, tenente-coronel, Ederson de Albuquerque Cunha.

“O Comando de Gramado, foi o polo irradiador de boas ideias e boas práticas profissionais fazendo com que dois militares estaduais deste comando assumissem os municípios de Canela e Veranópolis, dando continuidade ao profissionalismo e dedicação aprendidos com o major Maurício,” destacou Cunha.

“Certamente, todos os teus superiores e subordinados reconhecem a tua dedicação e profissionalismo e agradecem a tua gestão altamente qualificada que produziu inúmeras bênçãos à comunidade,” acrescentou o oficial.

O major Maurício entre outras conquistas deixa como legado para Gramado um efetivo qualificado e a aquisição de um caminhão de alto padrão para combate a incêndio, no valor de R$ 834 mil. A viatura é moderna sendo considerada uma das mais bem equipadas do Brasil. O veículo foi adquirido com recursos oriundos da cobrança de taxas de alvarás e inspeções prediais.

Major trabalhou por 15 anos em Gramado

Major Maurício foi promovido ao posto de subcomandante do 5ª Batalhão de Bombeiros, em Caxias do Sul.

“Foi um trabalho longo, de 15 anos em Gramado, junto ao Corpo de Bombeiros tornamos Gramado em uma referência em diversas áreas operacionais, graças ao bom efetivo e colaboração da comunidade. De uma maneira geral saio triste por deixar Gramado, mas estarei em Caxias do Sul e onde quer que eu esteja Gramado e região estarão sempre sobre a minha atenção, sobre o meu guarda-chuva,” comenta o major Maurício.

“Eu estarei sempre presente naquilo que for possível para atender Gramado e região da melhor forma possível, onde quer que eu esteja a comunidade pode contar comigo como sempre foi quando estava no policiamento e agora nos Bombeiros, de uma maneira humilde e transparente. Agradeço a Deus e a todos por ter trabalhado em Gramado,” concluiu Maurício. Ele atuou na cidade por 15 anos, sendo sete no comando dos Bombeiros e oito na Brigada Militar.

Novo comandante quer firmar parcerias

O novo responsável pelo trabalho dos Bombeiros em Gramado, 1º tenente Baigorra é oriundo da região sul do Estado. Ele serviu a Marinha de Guerra em Florianópolis, serviu ao Corpo de Fuzileiros Navais na cidade de Rio Grande. No seu currículo, consta atuação na Casa Militar do Rio Grande do Sul, Departamento de Comando e Controle Integrado da secretaria de Segurança Pública. Ele entrou para os Bombeiros em 1998 e atualmente cursa o 3º semestre de Educação Física no Instituto Educacional do RS, em Porto Alegre.

1º Tenente Baigorra

“Eu já pego um quartel de Bombeiros praticamente pronto, o major Maurício fez um trabalho excelente e o desafio é manter esse trabalho no nível que está,”, comenta Baigorra. “Apesar de trabalhar na parte de gestão eu sou um apaixonado pelo operacional, pela ocorrência de rua, isso que nos dá motivação. A comunidade de Gramado pode ficar tranquila porque todos os bombeiros que estão aqui a cada dia se aperfeiçoam cada vez mais e muitos deles já estão fazendo curso superior,” disse o 1º tenente.

“A comunidade pode esperar o Corpo de Bombeiros dentro da comunidade, nós não vamos esperar a população vir aqui no Corpo de Bombeiros, nós queremos nos dedicar à comunidade, seja nas escolas, nos lares de idosos, na Secretaria de Saúde e na de Educação. Nós queremos formar parcerias para trabalhar simulados, palestras e instruções para a comunidade, principalmente para o servidor público da área de educação e da área de saúde,” finaliza Baigorra.