Mais de 60% dos inscritos no Concurso Público de Gramado são mulheres

1
2594
Mais de 17 mil pessoas inscreveram-se para os concursos públicos de Gramado. Foto: Lucas Rodrigo.


No dia 4 de dezembro de 2018 iniciaram as inscrições do Concurso Público para a Prefeitura de Gramado, Câmara Municipal de Vereadores e Autarquia Municipal de Turismo Gramadotur. Até o dia 2 de janeiro de 2019, dia em que encerraram as inscrições, no total 17.707 pessoas se inscreveram para concorrer as 100 vagas disponíveis, em 70 cargos diferentes de todos os níveis de escolaridade.

No início de dezembro, a administração municipal estimava 10 mil inscritos para o concurso. “Pessoalmente minha expectativa era para 15 mil inscritos. Mas sem dúvida, todas as expectativas foram superadas. O número definitivo, que ultrapassou 17 mil inscrições homologadas é 70% superior ao número de inscritos nos concursos de 2011 e 2015”, explica o Secretário de Administração Júlio Dornelles.

Além do número de inscritos, outro dado que chama a atenção é a porcentagem de mulheres que se inscreveram no concurso. De acordo com o levantamento realizado pela empresa responsável pela execução dos Concursos Públicos – Fundação  Universidade  Empresa  de  Tecnologia  e  Ciências-Fundatec – 61% por centro dos inscritos são mulheres e 39% são homens.

Porcentagem de candidatos por gênero

Fonte dos gráficos: Fundatec.

No ponto de vista do Secretário de Administração Júlio Dornelles as mulheres têm apresentado um crescimento constante na participação no mercado de trabalho. “O concurso reflete isso. Além do fato de que os cargos com maior disponibilidade de vagas ser de áreas em que as mulheres têm maior participação, educação e saúde, a presença feminina tem aumentado em todas as áreas”. Para Dornelles isso explica a expressiva participação de pessoas do gênero feminino no concurso de Gramado.

Concurso conta com inscritos dos 16 aos 69 anos

O levantamento realizado revelou também que a média de idade das pessoas inscritas é 42,5 anos. Ainda assim, o Concurso Público de Gramado conta com inscritos com idade entre 16 e 69 anos.

Número de candidatos por faixa etária

 

De acordo com as inscrições homologadas, sete pessoas com 16 anos de idade se inscreveram para o concurso. O número maior de inscritos por idade foi 943, de pessoas com 27 anos. Uma pessoa com 69 anos também está inscrita para realizar as provas. Na opinião de Dornelles, pessoas de todas as idades se inscreverem demonstra por um lado, a busca em qualquer idade por atividades profissionais com maior estabilidade. “Também evidencia a atração exercida por Gramado, não somente como um lugar para o trabalho, mas onde se pode viver com qualidade de vida. Ao longo do processo de inscrições foram milhares as manifestações em redes sociais com expressões do tipo “Gramado é um sonho”. As pessoas buscam realizar seus sonhos”, analisa.

Confira no gráfico abaixo:

Quantidade de inscritos por idade


A carioca Monica Mota da Veiga está há um ano e dois meses em Gramado. Ela é advogada e tem 37 anos. Para ela, o Concurso Público é uma boa oportunidade para os residentes na cidade por conta da remuneração, comparado com o que a iniciativa privada oferece. A advogada incentivou o marido a estudar para o Concurso. “Estamos estudando em casa (sem curso), fazendo a leitura de leis/livros e respondendo questões”, conta.

Ricardo Lubenow, marido da Monica, é gramadense e também tem 37 anos. Ele tem emprego fixo, mas relata que por incentivo da esposa pela primeira vez se inscreveu em um concurso para Prefeitura. Os dois se inscreveram para o cargo de Fiscal de Posturas e Monica também disputará a vaga para Advogada.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.