Mais de 30 trabalhos serão apresentados na Mostra Ambiental Estudantil

0
824
Vencedores de 2017: 1º e 3° lugar para a EMEF Dr. Carlos Nelz - CAIC (foto 1) e 2º lugar para a EMEF Maximiliano Hahn (foto 2). Foto: Prefeitura de Gramado.


Chegando na sua sexta edição, a Mostra Ambiental Estudantil de Gramado, que ocorre na próxima quarta-feira (26), na Rua Coberta, traz neste ano uma grande reflexão e questionamento para toda a comunidade: a natureza está em paz?

O evento, que tem início às 8h30min, conta com a exposição de 25 trabalhos (em competição) produzidos pelos alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais, e somado à contribuição das séries iniciais, mais de 30 trabalhos estarão à mostra para a comunidade. A integração dessas turmas é um dos diferenciais em 2018. O patrono neste ano é o presidente da ONG Gramado Viva e servidor da Secretaria do Meio Ambiente, Jair Portulan.

Além de proporcionar a Educação Ambiental como uma ferramenta para uma nova racionalidade, a Secretaria da Educação e o Grupo dos Professores de Ciências, organizadores do evento, buscam, através da iniciativa, desenvolver dentro da sala de aula medidas sustentáveis e de menor impacto ambiental, como a utilização dos recursos naturais dentro da comunidade Gramadense. A Mostra é aberta ao público e segue até as 16h30min, quando serão conhecidos os três melhores trabalhos de 2018.

Outra novidade do evento este ano é o envolvimento da comunidade na escolha das melhores propostas, através da urna popular. “Até a 5ª edição, os trabalhos eram avaliados por jurados, que os classificavam por meio de pontuação em critérios pré-definidos, gerando a nominata dos finalistas. Nesta edição, estamos propondo uma urna para a contribuição popular, assim todas as pessoas e não somente a comissão julgadora poderão opinar sobre as exposições. Queremos com esta ação oportunizar a expressão da opinião e participação de todos neste início de processo reflexivo em prol do nosso meio ambiente”, ressalta a Secretária da Educação, Gilça Silva.

O coordenador da Mostra Ambiental Estudantil de Gramado, Daniel Raber, descreve que entre os quesitos avaliados estarão a capacidade criativa do grupo de alunos, pensamento científico, domínio e relevância do assunto. “A comissão avaliadora, composta por membros ligados à educação, agricultura e meio ambiente, analisará os trabalhos expostos considerando os pré-requisitos. Os títulos são muito bons, com temas variados, desde estudos de comportamento humano até a conscientização ambiental, como descarte de resíduos eletrônicos, questões relacionadas ao tabagismo, à depressão. Os trabalhos saíram daquela biologia tradicional de experimentos científicos e trazem problemáticas atuais”, salienta.

Entre os jurados na VI edição, estão representantes de entidades como o Movimento Ambientalista da Região das Hortências (MAHR), ONG Gramado Viva, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Gramadozoo e o Conselho Municipal da Educação.

“Em cada momento do planejamento deste evento, percebemos a grande oportunidade de construir o processo de aprendizagem não só no ambiente escolar, mas com a comunidade. Os trabalhos dos alunos abordam as questões ambientais não apenas como uma problemática, mas com ideias originais e possíveis. Alguns dos trabalhos inscritos ainda trazem a questão do lixo, onde os jovens relatam as potencialidades escondidas nesta temática. Com isso, passamos também a perceber que a questão do consumo responsável precisa tomar lugar em nossas atitudes. Somos responsáveis pelo lixo que produzimos e pelo destino dele”, ressalta Gilça.

Com propostas diversas, as produções dos estudantes trazem para a reflexão de todos os participantes se a natureza está realmente em paz e se nossas crenças e atitudes enquanto ser humano também estão em paz. Ainda estarão para análises questões do nosso cotidiano, como o descarte correto de medicações e resíduos eletrônicos, a problemática dos agrotóxicos, dos animais em extinção, a importância do sono para o bom desempenho escolar, a consciência animal e o desmatamento em nosso município, entre outras abordagens.

Ao encontro da Mostra, a equipe da Vigilância Sanitária fará intervenções durante o evento para conscientização dos moradores sobre posse responsável de animais domésticos e cão comunitário, além de orientações sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A empresa Geral, responsável pela coleta de lixo em Gramado disponibilizará à comunidade materiais informativos quanto ao processo de coleta seletiva, bem como os dias de coleta.

“Estamos bastante ansiosos para que esta Mostra aconteça, pois a partir dela, a Secretaria da Educação tem a proposta de tornar o projeto itinerante, levando cada um dos trabalhos inscritos e expostos no evento, para que mais e mais pessoas conheçam este trabalho maravilhoso realizado nas escolas da rede municipal de ensino”, completa a Secretária Gilça.

SERVIÇO

VI Mostra Ambiental Estudantil

26 de setembro (quarta-feira)

Das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min

Local: Rua Coberta

Tema de 2018: A natureza está em paz?

Entrada franca.