Mais 15 dias para conclusão da decoração do Natal Luz

0
4858
Natal Luz na Rua Coberta na edição anterior. Foto: CleitonThiele.


Junto com os grandes espetáculos que são promovidos, a decoração de rua é um dos carros-chefes do Natal Luz. De certa forma, a ornamentação é o cartão de visitas de Gramado durante o período do evento.

A produção procura sempre caprichar na decoração, elaborando com antecedência o conceito do embelezamento da cidade. Quando inicia a colocação dos adornos que enfeitarão as rotatórias e vias públicas, a ação gera grande expectativa na comunidade. Uns gostam e outros desaprovam.

Neste ano, não foi diferente. Bastou parte da decoração ganhar às ruas que as primeiras críticas surgiram. Por meio de redes sociais, muitas pessoas apontaram falhas, teceram críticas e fizeram comparativos com edições anteriores. Parte da insatisfação da comunidade foi ouvida e a Gramadotur, entidade responsável pela organização e execução da festividade procurou solucionar problemas pontuais, substituindo e realocando alguns elementos decorativos.

A decoração urbana foi orçada em R$ 2,3 milhões sendo dividida em três lotes: 1º pórticos e rótulas, 2º fachadas, igrejas e praças e 3º ruas. A criação do conceito decorativo do Natal Luz foi elaborado pelo cenógrafo caxiense, André Gnatta.

Segundo o artista plástico, são cinco as cores e temas que regem a decoração e iluminação do projeto. O vermelho (amor), o verde (esperança), o branco (fé), o dourado (surpresa)e o colorido (alegria). Ao todo mais de cinco milhões de microlâmpadas foram utilizadas na ornamentação da cidade. Em sua 32ª edição, o Natal Luz de Gramado iniciou 26 de outubro deste ano e seguirá até 14 de janeiro de 2018.

Ornamentação será concluída em 15 de novembro

O presidente da autarquia municipal de turismo, Edson Néspolo (PDT) em entrevista ao Gramado News falou sobre a repercussão negativa que alguns elementos decorativos causaram, entre eles duendes e a árvore de natal instalada na rótula entre as avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros. Ele absorveu com naturalidade os apontamentos feitos e ressalta que é normal o surgimento de críticas.

“Se formos comparar com o final de outubro do ano passado, não tem nada de diferente. Muitas críticas também, até ajustar tudo e adequar leva um tempo, no ano passado não foi nada de diferente deste ano. O que a gente está vendo que não está ficando bonito, estamos trocando,” afirma Néspolo.

O dirigente destaca que o processo de decoração da cidade está em andamento devendo ser concluído em 15 de novembro, por isso, até lá modificações pontuais na ornamentação poderão ocorrer. Além disso, importantes vias da área central ainda serão decoradas.

“Tem mais 15 dias para entrar a decoração. Agora tem a Garibaldi, tem a São Pedro, nos próximos dias têm a nova iluminação da igreja, o Tannenbaumfestou seja, é uma sequência que vamos ajustando, vamos acertando e vamos colocando mais decoração,” afirma Néspolo. Ele também reconhece o distanciamento que houve entre a teoria e a prática, referente ao projeto conceitual da decoração urbana e o que iria tornar-se realidade, como a ornamentação de rotatórias com duendes.

Néspolo aponta a iluminação da Rua Coberta como um dos pontos de destaque da decoração do Natal.

O que é o Tannenbaumfest?

É uma ação que reúne a comunidade gramadense e turistas para colorirem ainda mais a cidade. Empresas, hotéis e restaurantes são responsáveis por enfeitar pinheirinhos ao longo da principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros. Uma Parada de Natal completa o momento repleto de espírito natalino.

Entrevista

Gramado News – Qual a relevância que teve as críticas da população sobre a decoração?

Néspolo – É normal. Foi assim na Páscoa, foi assim no Natal do ano passado, foi assim no ano retrasado. Leva um período até acertarmos. Não tem nada de diferente, como estamos abertos a sugestões e ouvir as pessoas, temos ouvido, temos olhado, temos conversado com os responsáveis e fazendo algumas trocas. E também a decoração ainda não está toda colocada e estamos ajustando aquilo que podemos.

Gramado News – O senhor pediria um pouco de paciência para a comunidade até o término do processo de decoração da cidade?

Néspolo – Repito, é normal. É um processo que só irá se encerrar em 15 de novembro praticamente a decoração. Temos mais 16, 17 dias pela frente e a gente acredita que vai ficar superbem. Tanto que na abertura do evento já vimos a beleza do acendimento, a beleza da solenidade e alegria contagiante de todos os turistas que estavam na cidade. A gente respeita a opinião local, mas é uma questão que com o avançar dos próximos dias as coisas vão melhorar.

Gramado News – O senhor concordou que há pontos da decoração que não estão a contento, e que estão sendo substituídos. Na tua opinião, qual foi o erro da decoração?

Néspolo – Não houve erro. Agora tu não vai se prender numa coisa, tu não vai reconhecer que a Rua Coberta é a mais bonita da história? Ninguém vai reconhecer isso? Tem coisas boas que estamos melhorando, mas tem que reconhecer que tem coisas fantásticas. O que estamos com problemas, a gente está ajustando e estamos fazendo isso com muita tranquilidade. Eu repito, nada de diferente dos outros anos, muitas críticas na chegada da decoração e depois as coisas foram se ajustando.

Gramado News – Essas críticas já são águas passadas ou não?

Néspolo –Eu sei conviver com as críticas e respeito isso. Eu reconheço que teve coisas que eu pedi pra trocar, pra mudar. É uma evolução, tu vê no projeto é uma coisa, depois quando vem pra confecção e pra colocação a gente vê que não ficou de acordo com o que estava no projeto e pede pra substituir, pede pra trocar.São os procedimentos normais até tudo se ajustar.

Gramado News – O senhor confirma a informação de investimento de R$ 2,3 milhões na decoração de rua? Esse foi o valor e incluiu o que?

Néspolo –Isso. Incluiu os três lotes de decoração. É tudo o que está indo pra rua e o que falta pra ir para a rua. Realizamos as licitações e estes três lotes somaram este valor.

Gramado News – Na prática, Gramado ainda está sendo decorada?

Néspolo –Sim. Quando instalarmos o Tannenbaumfest que será na metade de novembro, dai sim podemos dar por encerrado processo de decoração.

Elementos decorativos geraram críticas da comunidade e foram substituídos (Crédito: Internet/Redes Sociais . Foto: Internet/Redes Sociais.

Pórtico de Nova Petrópolis também recebeu ornamentação. Foto: Cleiton Thiele.