Luís Henrique é selecionado para expor na 12º Coletiva dos Artistas Visuais de Gramado

0
2186
Luís Henrique em frente ao Centro de Cultura de Gramado. Foto: Arquivo Pessoal.


“Artista nato”. Foi como a artista plástica e coordenadora do Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, Débora Irion, definiu o menino de cinco anos, Luís Henrique Gomes. Em maio, através da venda dos seus desenhos, Luís doou mais de 180 litros de leite para pessoas necessitadas e agora, dois meses após a ação solidária, o garoto foi selecionado para expor na 12º Coletiva dos Artistas Visuais de Gramado.

“A 12º Coletiva dos Artistas Visuais de Gramado tem o propósito de divulgar os artistas gramadenses. Quando Roseli, mãe de Luís Henrique procurou-me, logo veio de encontro a uma das metas da Cultura, que é de incentivar novos talentos e a participação do Luís Henrique só viria agregar a coletiva”, conta a coordenadora do Centro.

O gramadense terá sua obra exposta junto com outras 57, produzidas por artistas de Gramado conhecidos nacionalmente, como também fora do país. A mãe, Roseli Gomes, conta que o menino aceitou na hora a ideia de participar da coletiva e que a arte criada especialmente para a mostra, foi nomeada por ele como “A Maravilha de Viver”. “Ele pintou a expressão de uma criança feliz correndo para um abraço, em forma do seu desenho predileto, ‘Os Minions'”, relata a mãe.

“Estou muito feliz e sou fã de pintura. Porque eu gosto muito de viver, sou muito feliz ,gostaria que as pessoas se sentissem felizes olhando minha obra de arte, principalmente as crianças”, diz o menino para a mãe. Ela e o pai de Luís Henrique colocam que ficam contentes que o filho consiga transmitir os seus sentimentos por meio dos seus desenhos. “O Luís Henrique tem o dom e nós damos asas à sua imaginação, para ele voar para o mundo que quiser, através das suas obras. Apenas compramos pincel e tinta e ele transmite o que sente para a tela”, dizem os pais e agradecem ao empresário Michel Ribeiro, sócio da empresa ELLUN Móveis Sob Medida e primo do Luís Henrique, por acreditar no seu talento e fazer a moldura da sua pintura para exposição.

Para Débora Irion, o menino pode vir a se tornar um grande artista e o ideal é incentivá-lo nesta idade. “Que esta primeira exposição que ele participa, autorizado por sua mãe, seja também exemplo a mais crianças e adolescentes que queiram ingressar nas artes”, deseja a artista e coordenadora do Centro de Cultura.

Veja o vídeo de Luís Henrique pintando a obra:

Luís Henrique pintando em casa. Vídeo: Arquivo Pessoal.

Sobre a 12ª Coletiva dos Artistas Visuais

Está edição da Coletiva dos Artistas Visuais de Gramado conta com 58 obras de artistas de todas as gerações. A mostra, que conta com uma obra por artista inscrito, neste ano, traz consigo uma obra do artista Mario Palermo (in memoriam), que segundo a coordenadora, fez parte da formação de vários artistas locais.

A exposição iniciou no dia 02 de julho e continua até o dia 01 de agosto, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, podendo ser visitada das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45 de segunda a sexta-feira.

Confira artistas participantes: Adelmo Sartori, Adriana Passos Barbieri, Adriano Gonçalves, André Sartori, Andrea Espalter, Beatriz Dagnese, Bia Macedo, Clary Sartori, Daisy Clarissa Rocha, Denise Spadoni, Diego Tician, Elizabeth Sauer, Eni Scur, Felipe Caetano, Fernanda Manéa, Geraldo Farina, Gilmar Stahl, Giovanni Bocchi, Giovani Gyang, Gisela Reis, Irani Corrêa, Jay Teixeira Almança, Janaína Birck Moreira, João Ernesto Volk, J Kanan, Josi Carniel, Juliana Muraro, Kelvin Narciso, Kira Luá, Laura Barbosa, Leonid Streliaev, Liana Masotti, Lisete Heidrich, Lourdes Abreu, Lua do Rio, Lúcia Bein, Luís Henrique Gomes (Artista Júnior), Margot Rost, Maria Eduarda Santos, Marilei Andreis, Mário Palermo (in memorian), Neka Parmegiani, Oury, Paola Bertoni, Paulo Roberto Pimentel, Regina de Farias Oppitz, Renata Guzenski, Renata Santa Helena Pinto, Ricardo Veras, Rita Gil, Roberta Franchini, Ronan Ribeiro, Samara Barros, Sonia Schlee, Sumaran Landim, Stella Ausdruck, Valmi Schneider e Vera Schwingel.

Veja matéria completa sobre ação solidária de Luís Henrique e saiba como participar.