Liderar é uma arte

5
2438
Foto: Internet.


A arte de liderar, segundo os princípios dos monges, pode ser comparada à imagem de um jardim zelado por um jardineiro, como o líder. Outra imagem da relação entre líder e liderados é uma orquestra, onde o maestro é o líder.

Um belo jardim, além de estar bem cuidado, necessita ter grande variedade de plantas e flores. Se o jardineiro não souber a demanda das necessidades de cada planta, o jardim não estará bem cuidado. No caso da orquestra, não é diferente, porque o maestro tem que conhecer cada músico e respectivos instrumentos.

O que há de comum nas duas imagens sobre liderança é a necessidade de profundo conhecimento do liderados e suas potencialidades, do contrário, não basta desejar ser líder de grupo, principalmente nos tempos atuais em que estamos inseridos no meio de uma diversidade de fatos, em constante transformação, incluindo o aumento da intolerância social e o empoderamento das mulheres.

Historicamente, na palavra liderança esteve implícita alguns conceitos como: autoridade, poder, comando e outros significados, que sugere poderes, como onipotência, que é o pior deles. Hoje, o mínimo que um líder deve ter em mente é compartilhar conhecimento.
Para facilitar a compreensão do conceito mais adequado de liderança, primeiramente necessita-se identificar a função de cada líder dentro da organização, de forma mais ampla, visto que, há dois tipos de lideranças, estratégica e servidora.

Se a função for de diretor ou de sócio majoritário no comando da empresa, esta pessoa estará exercendo a liderança estratégica. Se a função for de gerente, supervisor ou líder de grupo, esta pessoa estará exercendo a liderança servidora. A liderança estratégica ocupa-se com o futuro da organização, como: novas oportunidades, novos negócios e tendência do mercado.

A liderança servidora ocupa-se com a operacionalidade da empresa, tendo como base o planejamento estratégico da mesma. O líder servidor deve cuidar de todos, sejam eles seus liderados ou seus líderes. Cumprir a sua tarefa, sem afligir seus liderados, em consonância com a visão e missão da organização. Audácia, perseverança, aptidão e excelência, devem ser atributos de qualquer líder.

5 COMENTÁRIOS

  1. I like the valuable information you provide in your articles.

    I’ll bookmark your blog and check again here
    regularly. I’m quite certain I’ll learn plenty of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  2. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for?

    you make blogging look easy. The overall look of your website is wonderful, as well as the content!

  3. Good post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon on a daily
    basis. It’s always exciting to read through articles from other authors and use something from other web sites.

Comments are closed.