Lendas urbanas é um dos temas de curta do EducaVídeo para o Festival de Cinema

0
1487
Victoria Lauterbach Amorin interpreta a bailarina Luísa. Foto: Divulgação.


A menos de dois meses do 46º Festival de Cinema de Gramado, os alunos do programa EducaVídeo iniciaram as gravações do curta-metragem “Adágio”, produzida pelos estudantes da turma de nível avançado.

“Adágio” tem como tema um crime motivado pelo ciúme, cujas protagonistas são as bailarinas Julian e Luísa. A ideia para o curta surgiu de duas lendas urbanas baseadas em crimes reais: a bailarina assassinada pelas amigas que volta para assombrá-las, e a de Maria Luísa, a jovem que teria sido morta pelo noivo, às margens da Lagoa dos Barros, em Osório.

O roteiro e a pré-produção foram feitos em uma semana pelos estudantes. Entre os cenários das gravações, que iniciaram na última semana, estão o Lago Negro e o Teatro Elizabeth Rosenfeld. O roteiro foi escrito por Bruno Peteffi, que também assumiu a direção-geral, e Victoria Lauterbach Amorin, quem interpreta a bailarina Luísa.

Seis produções para o Festival – No total, o EducaVídeo apresentará seis produções no Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá de 16 a 25 de agosto – o documentário “Corrida pela Vida: uma jornada de gratidão” e cinco curta-metragens: “Adágio”, “O Bosque”, “Veneno”, “Valentim” e “Uma vovó fora do normal”. A previsão é que todas as produções estejam finalizadas até o dia 10 de agosto.

O programa EducaVídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação e pela Gramadotur, em parceria com as secretarias de Turismo e da Cultura. Em 2018, são quatro turmas, três professoras e uma estagiária. Cerca de 80 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino integram o programa.