Lei Maria da Penha, empreendedorismo e empoderamento da mulher foram assuntos abordados em palestras

4
1215
À mesa, as palestrantes Ana Carolina Torres e Yaskara Goltz, a presidente do COMDIM, Adriana Moreira, o Prefeito Fedoca, a primeira-dama Bianca Bertolucci, e o Delegado Gustavo Barcellos. Foto: Laura Silveira


Comemorando os 11 anos da Lei Maria da Penha, o Gabinete da Primeira Dama de Gramado em parceria com o COMDIM promoveram na última terça-feira, dia 8 de agosto, um evento que buscou debater os progressos da Lei, bem como falar dos desafios que as mulheres ainda enfrentam com a desigualdade social, como ocorre no mercado de trabalho, além das suas lutas pelo fim da violência familiar e doméstica, e pela igualdade de gêneros. Participaram da mesa, o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, a primeira-dama, Bianca Bertolucci, a presidente do COMDIM, Adriana Moreira, o Delegado de Gramado Gustavo Barcellos, e as palestrantes convidadas, Ana Carolina Torres e Yaskara Goltz.

CRAM encoraja as mulheres

Durante o encontro, Bianca ainda fez referência à evolução do trabalho do CRAM nestes primeiros meses de trabalho, destacando os 530 atendimentos de janeiro a julho. “As mulheres relatam que elas estão mais corajosas por causa deste trabalho, e o Dr. Gustavo Barcellos, que está aqui, sabe que muitas mulheres não desejam fazer o registro do Boletim de Ocorrência, às vezes elas só precisam de um acolhimento. Nós temos aqui um grande parceiro que é o Delegado, que junto conosco lutou para trazer um posto da mulher para Gramado, e em breve estaremos inaugurando esse posto”, completou a primeira-dama do município.

Mulheres x Mercado de Trabalho

Após abertura do evento, a advogada e membro fundadora do grupo Women in Law Mentoring Brazil, Ana Carolina Tavares Torres, trouxe para os presentes, dados e experiências sobre os desafios das mulheres no mercado de trabalho e o motivo pelo qual existem as diferenças entre os homens e as mulheres.

Outra informação que impactou os presentes foi que, diante dos avanços tímidos com relação à igualdade de gêneros, somente em 2085, não haverá mais desigualdade salarial. “Em 2126, as mulheres ocuparão 51% dos cargos de diretoria executiva… e em 2213, as mulheres ocuparão 51% dos cargos de alta gerência. Parece que é tempo demais para a gente esperar! E pensar que as minhas netas não aproveitarão esse meio a meio, é assustador”, disse a palestrante

“Jurídico de Saias”, Women in Law Mentoring Brazil são as frentes que a Ana Paula escolheu para tratar do tema de forma construtiva, juntando outras profissionais para formar uma rede de contatos de apoio mútuo e de troca de experiências para que as mulheres sigam fortes de decididas diante dos empecilhos a que são diariamente submetidas. Além disso, a grande citada pela palestrante foi a CEO do Facebook, e a 6ª Mulher mais Influente no Mundo, conforme a Revista Forbes,  Sheryl Sandberg, que escreveu o livro “Faça  Acontecer”, e que foi um grande  divisor de águas na vida dela.

Empreendedorismo como agente transformador

Com o tema empreendedorismo como agente transformador, a empresária e idealizadora da IDEAR – Educação Corporativa, empresa que presta consultoria, coaching e promove eventos para propagar o espírito empreendedor, Yaskara Goltz trouxe alguns cases e informações de como funciona a mente empreendedora nas pessoas. ” A vida da gente é uma construção, quando falo de empreendedorismo falo muito mais do que de independência financeira, mas de me apropriar daquilo que sou”, destaca a coaching.

Com a perspectiva de que qualquer um pode empreender, com qualquer recurso, a palestrante apresentou as características semelhantes dos empreendedores de sucesso para os presentes. Desde ter objetivo, de projetar o negócio no futuro, passando pela importância da rede de contatos e chegando ao grande diferencial de todos dos que conquistam sucesso em qualquer negócio que abrem, que é o cativar o cliente. O carinho, a atenção, o face to face, a empatia é que, conforme a empresária, fazem toda a diferença na hora de escolhermos um serviço ou produto.

A palestrante Ana Carolina Tavares
Equipe do Gabinete da Primeira Dama e palestrantes

Palestrante Yaskara Goltz

4 COMENTÁRIOS

  1. Greetings from Ohio! I’m bored to death at work so I decided
    to browse your website on my iphone during lunch break.
    I really like the info you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m shocked at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, very
    good blog!

  2. Attractive portion of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to say
    that I acquire in fact enjoyed account your weblog posts.

    Any way I will be subscribing on your feeds and even I success
    you get entry to persistently fast.

Comments are closed.