Lançamento do livro “Walter Bertolucci e A História de Gramado” marcou abertura da Feira do Livro

0
973
Autoria do livro, a jornalista Mariana Bertolucci concededeu autógrafos. (Fotos: Halder Ramos/Divulgação)


O lançamento do livro “Walter Bertolucci e a história de Gramado” foi marcado por uma sessão de autógrafos da autora, a jornalista Mariana Bertolucci, na tarde de sábado, 15 de junho. O evento para convidados teve como palco o Museu do Festival de Cinema.

O livro faz parte das ações do projeto Memorial Walter Bertolucci, que iniciaram em maio de 2018 e se estenderam até agora. Após a sessão de autógrafos no Museu do Festival, Mariana participou de um bate-papo na Rua Coberta, integrando a programação da Feira do Livro de Gramado.

HISTÓRIAS
O livro retrata um período bem peculiar da história, quando a então vila que pertencia a Taquara sonhava com a emancipação, que foi liderada por Walter Bertolucci. E, é em torno da figura dele que todo o livro se desenvolve, revelando passagens de sua infância e adolescência, da carreira exitosa como empresário e da liderança e carisma como político.

A criação da Festa das Hortênsias, os duros anos da Ditadura Militar e as alegrias vividas em família vão se apresentando a cada capítulo, revelando a personalidade de Walter Bertolucci.

“Muitas pessoas ajudaram a reconstituir essa história com seus relatos. E hoje é um dia muito especial pra mim, pois estamos entregando para a comunidade esse resgate da história de Gramado”, disse a autora, Mariana Bertolucci, em seu pronunciamento.

BENEFICENTE
O livro “Walter Bertolucci e A História de Gramado” está sendo comercializado na Feira do Livro. Toda a venda de exemplares da obra durante o evento terá seu valor revertido integralmente ao Lar de Idosos Maria de Nazaré, de Gramado. Os voluntários da casa de repouso estão comercializando o livro na Rua Coberta ao valor de R$ 50,00s a unidade, até o dia 25 de junho.

“Agradecemos profundamente a família Bertolucci por essa iniciativa de nos auxiliar através da venda beneficente de alguns exemplares do livro”, declarou Lacy Bertolucci Bertoja, que representou o Lar Maria de Nazaré no lançamento da obra.

MEMORIAL
Ao longo do último ano, o projeto Memorial Walter Bertolucci realizou uma série de ações para lembrar o legado do primeiro prefeito de Gramado. O lançamento do livro marca o encerramento do ciclo de homenagens, que contou ainda com a celebração de uma missa póstuma (maio 2018), inauguração do Monumento a Hortênsia no Largo Walter Bertolucci (dezembro 2018) e a criação de uma exposição iconográfica e itinerante (outubro 2018) sobre a vida do líder da comissão emancipacionista de Gramado. Além de prestar uma homenagem ao político visionário, o projeto teve como propósito promover um resgate da história do município, com desdobramentos de cunho cultural e educacional.

Durante a Feira do Livro, a jornalista Mariana Bertolucci, que é neta de Walter e o prefeito Fedoca Bertolucci, filho de Walter participaram de um bate-papo sobre o livro.