Juramento à Bandeira reuniu cerca de 200 jovens em Gramado

0
1188
Fotos: Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado


No último sábado, cerca de 200 jovens de Gramado prestaram o seu Juramento à Bandeira. A cerimônia, que ocorreu no Ginásio Perinão, contou com a presença do tenente Fábio Guedes, delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar, em Caxias do Sul, e do prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT). O prefeito, que também é presidente da Junta de Serviço Militar do município, foi quem declarou aberta a cerimônia de compromisso à bandeira e entrega de certificados de dispensa de incorporação. Posteriormente, Fedoca pronunciou-se sobre o momento cívico.

“Valorizar a nossa pátria é respeitar os valores cívicos e éticos, banindo do dicionário palavras como egoísmo, arrogância, corrupção. O ato de hoje não é simplesmente um juramento. É dar o valor que nossa pátria merece”, destacou.

O secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, fez a apresentação da Bandeira Nacional aos jovens, que completam ou completaram 18 anos em 2017.  “Esta bandeira deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, pois ela desperta, em cada um de nós, a gama de sentimentos que nos liga à terra, à família e às aspirações nacionais”, disse.

Também participaram da cerimônia o chefe de Gabinete, Renato Bertoja, e o secretário de Trânsito, Luiz Quevedo. O Juramento à Bandeira foi organizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Junta Militar.

O Certificado de Dispensa de Incorporação é o documento que comprova que o cidadão está em dia com o Serviço Militar Obrigatório. Esse documento é solicitado, posteriormente, para emissão de passaporte, contratação em empresas, concursos públicos, ingresso em universidades.