João Teixeira explica decisão de permanecer na Secretaria da Saúde

0
1353
Secretário da Secretaria Municipal de Saúde de Gramado. Foto: Prefeitura de Gramado.

Entre as recentes notícias do meio político de Gramado e região, uma teve grande destaque na mídia e repercutiu positivamente entre a população. A permanência de João Teixeira (MDB) a frente da Secretaria Municipal de Saúde ao invés de desligar-se do cargo para estar habilitado a disputar as eleições municipais em 4 de outubro é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Teixeira tentaria a reeleição a vereador, mas optou por seguir liderando as ações desenvolvidas pelo setor da saúde em Gramado contra a proliferação do coronavírus (Covid-19). Na prática, a sua decisão freou suas pretensões como agente político, mas evidenciou a sua serenidade e altivez pelo cargo que ocupa desde o início de 2017. “Foi uma das decisões mais difíceis que tive que tomar em toda a minha vida, principalmente da vida pública, até porque o partido tem uma expectativa grande em oferecer à comunidade gramadense uma nominata forte para concorrer na proporcional no pleito deste ano e por ser vereador reeleito, havia um anseio que meu nome fizesse parte dessa relação. Mas volto a reafirmar que pesou o senso de responsabilidade que tenho com o bem estar e a saúde de toda a nossa população,” comenta Teixeira.

Confira entrevista com o secretário.

GNews- Porque optou por permanecer a frente da Secretaria de Saúde?
João Teixeira-
Neste momento tão delicado, que tem afetado o mundo inteiro, não poderia ter colocado meus interesses pessoais político partidários acima do bem maior que é a saúde de nossa população.

GNews- A população aprovou a sua atitude, qual o seu sentimento em relação a isso?
João Teixeira-
No mundo atual, onde os interesses pessoais sobrepõem aos interesses coletivos, onde o interesse do ‘eu’ sobrepõem os interesses do ‘nós’, fiquei agradecido pelas dezenas de mensagens de apoio que recebi, pois nós, pessoas públicas, temos que dar o exemplo.

GNews – Como pretende contribuir com o seu partido nas eleições?
João Teixeira –
Existem várias formas de contribuir num pleito eleitoral, seja participando de comissões, conselhos, grupos de trabalho entre outros bem como na linha de frente, falando da boa política, da política do bem, da política dos reais interesses coletivos que devem sempre sobrepor os interesses individuais.

GNews – Como o senhor tem liderado as ações em saúde para enfrentar a pandemia?
João Teixeira –
Temos um grupo muito comprometido com o bem-estar das pessoas, onde nos reunimos quase que diariamente, avaliando as ações que temos tomado, bem como as que devem ser implementadas, variando de acordo com a evolução do quadro de epidemia em nossa cidade e região. Todas as decisões são tomadas em conjunto, considerando principalmente a opinião da área técnica e orientações dos órgãos oficiais de saúde do Estado, do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

GNews – Há muitas outras demandas na Secretaria de Saúde de Gramado?
João Teixeira –
Infelizmente é uma secretaria muito complexa, onde passa por todas as ações que buscam o bem-estar das pessoas, e neste momento, vários setores estão suspensos, para focar no combate a proliferação ao coronavírus tais como consultas e cirurgias eletivas, reuniões dos grupos de educação em saúde, hiperdia, reeducação alimentar, oncologia, bariátrica, tabagismo, gestantes, academia da saúde entre outros.

GNews – Na sua opinião, o que será necessário para Gramado se recuperar após a pandemia passar?
João Teixeira –
Esta situação tem atingido todos os setores e economia do mundo inteiro. Gramado, pela capacidade de união das pessoas em superar dificuldades, pelo espírito empreendedor, solidário e coletivo, com certeza irá se reerguer assim que conseguirmos eliminar a possiblidade de contágio, de disseminação do coronavírus. Deverá ter ações por parte do governo nas três esferas, na flexibilidade de cobrança de impostos, de juros e encargos por parte das instituições financeiras, para que haja uma retomada o mais breve possível, da normalidade de nossas vidas.

GNews – Espaço aberto para as suas considerações finais.

João TeixeiraEstamos todos vivenciando uma situação que afetou a vida de toda a população do mundo, onde até o momento, temos mais de 1,3 milhão de casos confirmado, mais de 68 mil mortos e 260 mil pessoas recuperadas. São números que impressionam, mas infelizmente deverão aumentar muito nas próximas semanas. Devemos continuar com ações de higienização, de evitar aglomerações e isolamento social, ainda que, aos poucos e com segurança, as atividades devam voltar a normalidade, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde. A Secretaria de Saúde de Gramado, através das unidades básicas e do Hospital São Miguel, estão buscando implementar serviços e protocolos para combater esta praga para que haja o menor impacto possível na vida de nossa comunidade.