Investimento em reservação vai evitar desabastecimento de água em Gramado

0
1196
Assinatura do termo de início de construção do reservatório contou com a presença de várias autoridades. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado.


A Prefeitura de Gramado e o Governo do Estado firmaram na sexta-feira, 3 de novembro, compromisso para a construção de um reservatório de água que irá dobrar a capacidade de reservação da cidade. A ordem de início da obra foi assinada pelo chefe do Executivo gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), pelo prefeito do município, Fedoca Bertolucci (PDT) e pelo presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser em ato realizado no auditório do paço municipal.

A construção do reservatório com capacidade de armazenamento de 3 mil m³ faz parte das medidas emergenciais impostas por Gramado à Corsan visando diminuir os riscos de desabastecimento da cidade durante a alta de temporada de turismo. O equipamento será instalado em área que pertencente a Prefeitura localizada na Rua Bela Vista, 200 (rua de acesso à Aldeia do Papai Noel).

A obra representa um investimento de R$ 3.651.579,44 em recursos próprios da Corsan. O prazo para conclusão do serviço é de quatro meses. Com o novo reservatório, a capacidade de reservação de água de Gramado passará para 6.930m3. Também participaram da cerimônia o secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Fabiano Pereira, o deputado estadual Tiago Simon (PMDB), o deputado estadual Elton Weber (PSB), o vice-prefeito de Gramado, Evandro Moschem (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Luia Barbacovi (PP), secretários municipais, vereadores e representantes de entidades.

Obra aguardada pela comunidade

 “Esta é uma demanda aguardada pela comunidade e sem a colaboração da Prefeitura não estaríamos fazendo esta obra. O Estado e o município estão cumprindo o seu dever. Não podemos esquecer que Gramado é um lugar turístico e que, por isso, não pertence somente ao Rio Grande do Sul, pertence ao Brasil e ao mundo. Este é um dia muito importante para o futuro de todas as cidades que tem a vocação tão especial para o turismo e para a recepção das pessoas”, declarou o governador Sartori. “Essa ação é para garantir para o cidadão o que ele mais precisa,” acrescentou o governador.

Abastecimento adequado

A importância da obra para a população da cidade e para a infraestrutura turística também foi salientada pelo presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, que citou eventos como o Natal Luz e Festival de Cinema. “Por isso essa obra de reservação é fundamental. Juntamente com os investimentos que estão sendo feitos em Canela, teremos neste verão um aumento de cerca de 25% na produção de água para o sistema integrado Canela-Gramado”, explicou Presser. “Esse reservatório nos dá a perspectiva de que enquanto não realizamos obras estruturantes para que possamos realizar um fornecimento de água adequado”, completou o presidente da Corsan.

Exigência da Prefeitura para a Corsan

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) saudou a parceria com a Corsan e elogiou os esforços das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Planejamento na relação com a empresa. Desde o início do ano, a administração municipal vinha exigindo à Companhia ações que resolvessem o histórico problema de falta de água em determinados bairros durante a alta temporada. “Criamos um novo momento: o diálogo com a Corsan. Através deste diálogo estamos obtendo esta obra tão fantástica que vai suprir uma lacuna importante e recorrente. Vamos agora abastecer de água e, adiante, avançaremos no esgotamento sanitário. Que estas ações sejam impulsionadas e que tornem nossa cidade exemplar também no saneamento básico, para que Gramado continue sendo o orgulho de nosso Estado”, salientou o prefeito.

A construção do reservatório

A instalação do reservatório segue a implantação dos projetos e iniciativas reunidos no Relatório de Ações Operacionais e Investimentos, apresentado em julho deste ano à Prefeitura de Gramado. O reservatório é de aço com revestimento vitrificado, sobre base e fundações em concreto armado.

A execução será realizada pela empresa Sm7 Engenharia Tecnologia e Importação Ltda. O projeto também compreende, entre outros, a instalação de tubulação de entrada e de saída de água; tubulações de expurgo, ladrão e drenagem; e urbanização da área, com a execução de pavimento de blocos e meio-fio de concreto, colocação de gramado, grades de ferro e portões.

No contrato, também está prevista a doação de 1.650 mudas ao Horto Municipal. Este novo reservatório vai se somar às iniciativas que a Corsan está tomando para qualificar o sistema integrado de abastecimento de água Gramado-Canela.

Reservatório será erguido na Rua de acesso a Aldeia do Papai Noel, próximo a Prefeitura. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado.