Interior de Nova Petrópolis será destino de seis caminhadas e dois pedais durante o Verão no Jardim da Serra Gaúcha

0
690


O Verão no Jardim da Serra Gaúcha promove, ao longo de mais de dois meses de programação, atividades ligadas à natureza que atendem todos os gostos. As cinco caminhadas, dois pedais e a observação de pássaros acontecerão em diversos locais da cidade, explorando as belezas do interior de Nova Petrópolis.

A Associação Tchon Ji promove cinco caminhadas ao longo do evento. Todas as atividades incluem condutores, carro de apoio, abastecimento de água e bananas durante o trajeto. É necessário se inscrever com antecedência pelos formulários online ou através do WhatsApp (54) 99109-5073, com Valdemar. O valor das caminhadas é de R$ 30 e R$ 40, por pessoa.

Já no primeiro fim de semana do evento, no dia 22 de janeiro, sábado, acontece a Caminhada das Cervejarias. O início está previsto para às 14h30, com saída do Stadtplatz Biergarten. O transporte levará os participantes até a localidade de Linha Imperial, Berço do Cooperativismo, para o início da caminhada com trajeto de 12km de nível fácil. Além das belas paisagens, trechos urbanos e trilhas, os caminhantes terão a oportunidade de visitar e apreciar o chopp das cervejarias Traum, Edelbrau e no Stadtplatz Biergarten.

No dia 6 de fevereiro, acontece a Caminhada Pinhal Alto/Feliz Lembrança, com 15km de distância, em nível médio. A caminhada inicia às 7h30, no Centro Social e Cultural de Pinhal Alto. Os caminhantes conhecerão as belezas do interior de Nova Petrópolis e suas paisagens de tirar o fôlego.

Para comemorar o aniversário, no dia 20 de fevereiro a entidade realiza a Caminhada dos 25 Anos da Associação Tchon Ji. Partindo da Rua Coberta, às 7h30, o transporte levará os caminhantes até a localidade de Linha Temerária, onde começará o trajeto. Os participantes irão percorrer 25km passando por belas paisagens do interior em uma caminhada de nível difícil. Haverá pausa para almoço no Sítio Grünes Paradies – primeira propriedade com certificação orgânica do município.

Em março ocorrem duas caminhadas, no dia 13, a Caminhada Roteiro do Panelão, tem 17,5km e nível médio. O trajeto passará pelas localidades de Morro da Fome, Chapadão e Panelão. E no dia 26 de março, a Caminhada Roteiro Ninho das Águias, tem 13km oferece uma vista panorâmica do Vale do Rio Caí e o melhor pôr do sol de Nova Petrópolis.

O Clube de Observadores de Aves da Serra Gaúcha promove o Evento de Observação de Pássaros, no dia 12 de março, a partir das 15h, na localidade de Linha Imperial. A caminhada tem o objetivo de contemplar os pássaros em seu habitat natural, por isso é indicado que os participantes tenham máquina fotográfica, binóculos e demais materiais de observação. As inscrições podem ser realizadas pelo fone (54) 98128-7481, com Paulo Soares.

Dois pedais promovidos pela Pedalando no Sul também integram a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. O primeiro acontece no dia 23 de janeiro, o Pedal Pôr do Sol leva os ciclistas até o Ninho das Águias, para uma paisagem de final do dia de tirar o fôlego. E no dia 16 de fevereiro, o desafio é Night Ride, um pedal noturno pela localidade de Linha Brasil. Informações e inscrições com a organizadora pelos fones (54) 99217-3088 e (51) 99353-8663.

A programação completa do Verão no Jardim da Serra Gaúcha 2022 está disponível em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. O evento é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação Tchon Ji. O Verão tem patrocínio master de Claro; patrocínio de Ecosul Energias Renováveis; Recebem – Alugueis por temporada; Sicredi Pioneira e Sommer Bier Festival, e apoio de Uniasselvi.