Intelimagem alerta para a importância da realização de exames preventivos

0
739
Foto: Redes sociais/ Intelimagem


Na última terça-feira, dia 26 de maio, a Clínica Intelimagem realizou um encontro com profissionais ligados a área da comunicação, pela plataforma google meet, para falar da importância da realização de exames preventivos e também discutir fatores de risco para o Covid-19.

As médicas radiologistas Dra Fernanda Michelis e a Dra Ana Luisa Hancke conduziram a discussão e trouxeram dados sobre a realização de exames nos últimos meses. Conforme levantamento, em março e abril deste ano, a quantidade de tomografias de tórax realizadas pela Intelimagem, que auxiliam no diagnóstico da COVID-19, praticamente duplicou quando comparado com o mesmo período em 2019. Por outro lado, a quantidade de exames relacionados ao acompanhamento de doenças cardiovasculares e cerebrais teve uma queda considerável.

Ana Luísa Hanke, chefe do Departamento de Saúde da Mulher na Intelimagem, e Dra Fernanda Michelis
conduziram o encontro. Foto: Laura Silveira.

“Em tempos de pandemia do novo coronavírus, devemos redobrar a atenção para fatores que aumentam os riscos de mortalidade e severidade da doença, como pressão alta, doenças cardíacas, pulmonares e neurológicas, câncer, diabetes e obesidade. Por isso é importante que as pessoas continuem realizando consultas e exames periodicamente, sobretudo no caso de sintomas genéricos”, explicou a Dra Fernanda Michelis.

Medidas adotadas para garantir a segurança

De acordo com as especialistas, a Intelimagem realizou treinamento com todos os colaboradores e distribuiu EPIs para garantir a segurança de todos. Esses protocolos se resumem em ações como:

  • Aumento do tempo de espaçamento entre um exame e outro;
  • Intensificação da higienização de todas as salas e ambientes comuns, bem como maçanetas, portas e todas as superfícies táteis;
  • Estabelecimento de critérios de triagem para identificação e atendimento em casos suspeitos;
  • Atendimento primordial e ágil para idosos e grupos de riscos;
  • Restrição de acompanhantes para evitar aglomerações (exceção em casos necessários),
  • Disponibilização de lenços descartáveis nas salas de esperas, luvas e máscaras para pacientes e acompanhantes;
  • Condições para higienização de mãos; dispensadores de álcool em gel;
  • Orientação aos pacientes para as medidas de segurança;
  • Ambientes são mantidos ventilados.

As doutoras também colocaram durante o encontro as demais medidas criteriosas que foram adotadas. “Aumentamos o tempo entre um exame e outro. Em caso de atraso das agendas, comunicamos os pacientes e/ou remarcamos o exame. A entrega de resultado de ecografias nós já fazemos logo após a realização do exame, e os outros exames podem ser retirados pela internet. Assim, os pacientes não precisam se dirigir à clinica para retirar seus exames”. Elas também relataram que possuem contato direto com o médico solicitante do exame e, portanto, caso necessário, os resultados são repassados diretamente ao profissional.

A clínica Intelimagem oferece aos seus pacientes um protocolo seguro de atendimento e se disponibiliza a tirar todas as dúvidas que surgirem durante o agendamento do exame. Solicita ainda, que todas as pessoas que forem realizar seus exames informem, caso tenham sintomas gripais, para que se possa realizar um atendimento seguro para todos.