Instalada a Escola do Legislativo de Gramado

0
1369
Na oportunidade foram empossados os responsáveis pelo trabalho junto a Escola. Foto: Câmara de Vereadores.


A Escola do Legislativo de Gramado foi instalada oficialmente na noite de 10 de maio, em sessão solene promovida na Casa que contou com a presença do presidente da ABEL – Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Augusto Coutinho Madruga, da escritora Madu Macedo, autora do livro ‘Constituição em Miúdos’, do diretor da ABEL Região Sul Luís Antônio Costa da Silva, secretária de Educação de Gramado, Gilça Silva, além de inúmeros outros diretores das Escolas do Legislativo de todo país, vereadores de diversos estados e comunidade em geral.

Na oportunidade foram empossados os responsáveis pelo trabalho junto a Escola que tem a sua frente o diretor Willian Camillo, com ele também atuarão nesse trabalho os membros da mesa diretora da Casa, Manu Caliari, Rosi Ecker Schmitt, Volnei da Saúde e Everton Michaelsen, os membros da Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem Estar Social, Dr. Ubiratã e Professor Daniel, a coordenadora da Escola, Lucinéia Menezes, a secretária Renata Cavallin Wagner e a representante da Secretaria de Educação, Maria de Fátima Benetti, coordenadora de Apoio Pedagógico.

Willian falou em nome da Escola. “Primeiramente gostaria de agradecer a Manu Caliari e a todos os Vereadores, por me darem esta oportunidade de fazer parte deste projeto tão importante para nossa comunidade, gostaria de agradecer em especial o Vereador Rafael Ronsoni, meu mentor na Câmara, por todos os ensinamentos dentro dos dois anos e meio que fui seu assessor, confesso que aprendi muito neste tempo, e sei que a cobrança que tinha para que eu fizesse tudo sempre bem feito e da forma certa, foi para me prepara para novos desafios. Sou muito grato por isso. Gostaria de parabenizar o Vereador Luia Barbacovi, por dar o primeiro passo em busca da Escola do Legislativo, a qual foi criada em dezembro de 2017 quando o Senhor estava na presidência desta Casa, mas também temos que lembrar, que os nove vereadores abraçaram a ideia, e hoje estamos oficialmente colocando em pratica o desejo e o compromisso que eles assumiram quando foram eleitos, tornar Gramado uma cidade melhor para todos nós gramadenses. Este desejo vem ao encontro dos objetivo da Escola do Legislativo, que tem como prioridade  aproximar a comunidade gramadense do Poder Legislativo, através de projetos, encontros, palestras, reuniões seminários com o objetivo de desenvolver e fomentar o aprendizado relacionado à educação politica e ao aprimoramento da cidadania, bem como, temos o compromisso de proporcionar qualificação aos nossos servidores da Câmara Municipal, mediante cursos e treinamentos especializados, para atender cada vez com mais eficiência o nosso povo gramadense”, disse. Willian completou afirmando que “este é mais um passo para formação de uma sociedade ciente de seus direitos e deveres como cidadãos e convido a todos para que juntos busquemos um Brasil melhor e com mais educação”.

Manu representou o Legislativo. “Estou realmente muito feliz nesse momento. Quero respaldar as palavras do Willian. Esse rapaz que iniciou como assessor, responsável, esforçado, que é estudante de engenharia civil, que trabalha duro para pagar a sua faculdade, e que desde que assumiu o compromisso de estar a frente da Escola do Legislativo tem dado o melhor dele. O que mostra que essa casa consegue auxiliar no crescimento de pessoas. Todos os Vereadores estarão aqui para te dar o respaldo e apoiar no que for preciso”, disse. Ela também agradeceu ao Florian e a Madu, destacando a importância da presença deles. “Quero completar enfatizando que essa é uma semente plantada com muitas mãos e que dará fruto. Temos que construir uma sociedade com líderes e aproximar as pessoas da política, porque pessoas e líderes de bem promovem a boa política e essa traz felicidade a comunidade. Nós vamos trabalhar para criar novos líderes, pessoas que queiram trazer esperança, fé e resultados eficientes para o nosso município, nosso estado e nosso Brasil”, completou.

Florian enfatizou o trabalho a ser realizado. “Sempre ouço a pergunta sobre porque a Câmara ter uma Escola do Legislativo, e tenho sempre a resposta, a Câmara Municipal que cria uma Escola do Legislativo está cumprindo com a determinação da constituição federal, a Constituição Federal de 1988 que Dr. Ulisses Guimarães denominou de Constituição Cidadão, que completa este ano 30 anos da sua promulgação, e lá esta estabelecido no parágrafo  segundo, do artigo 39, que a administração pública criará suas escolas de governo para capacitação dos servidores públicos, poder Executivo, Legislativo e Judiciário, cada poder com suas escolas, escolas que profissionalizam a administração pública, que  faz do servidor público  um servidor do publico, temos obrigação de receber qualquer cidadão da forma mais nobre possível que é a ele cidadão que devemos nossa obrigação e para cumprir essa missão temos que estar muito bem preparados e pra estar preparado precisa ter uma escola para isso, a escola do Legislativo. A Câmara Municipal de Gramado hoje está fazendo história.  É uma honra participar disto, uma alegria muito grande para todos que fazem a educação legislativa do Brasil.” disse. Ao final anunciou que fará a doação de 250 livros para a Escola, fazendo a entrega simbólica de alguns exemplares que farão parte da biblioteca do Legislativo.

Madu encerrou a noite com uma breve palestra. “Estou muito contente em estar em mais uma inauguração da Escola do Legislativo. Eu sou uma apaixonada pela educação cidadã. Todo o dia quando levanto fico pensando em qual escola do nosso Brasil estão nosso futuro presidente, deputado, senadores, os futuros vereadores, servidores públicos, e então o que temos que pensar é dar uma melhor oportunidade para eles angariarem conhecimentos. Recebi com muito carinho o pedido para traduzir a constituição de uma forma mais simples e junto com uma equipe conseguimos fazer um bom trabalho. É muito satisfatório saber que podemos contribuir de alguma forma e saber que as pessoas entendam como funciona. Então a Escola do Legislativo vem para auxiliar nesse papel e capacitar também a comunidade como um todo esclarecendo o que são os Poderes, como decidir sobre o orçamento do município, o que se pode fazer em cada esfera. Todos temos que nos dedicar, pois a responsabilidade é de cada um de nós. Eu falo muito que democracia é um regime para gente grande. É importante investir nesses jovens que daqui há alguns anos estarão sentados aqui no lugar de vocês e quem sabe preparando Gramado para os netos de vocês. Que cada um de vocês possa entender a importância da Escola do Legislativo que irá fortalecer a união, o crescimento de vocês para que juntos construam uma cidade que todo mundo quer, que todos sonhos, que todos tenham espaço e tenho certeza que a Escola do Legislativo fará isso através de cursos, palestras, da Câmara Mirim e estou a disposição no que puder ajudar” disse.

Escola trará dois cursos em maio

Abrindo os trabalhos efetivos da Escola no mês de maio ela trará dois cursos para Gramado. O primeiro é voltado aos servidores do Legislativo e acontece no dia 22, turnos manhã e tarde e será sobre Redação Oficial, atas e proposições . O intuito é qualificar o público interno do Legislativo de Gramado para que possam atuar da melhor forma em prol da comunidade de Gramado.

O segundo curso acontece no dia 23, às 14h, na Câmara. Será a Palestra sobre Vedações Eleitorais, a ser ministrada pelo Assessor de Desembargador Eleitoral/TRE-RS, Guilherme Santos de Barros Falcão. As inscrições gratuitas devem ser feitas com o envio do o nome completo para o e-mail willian@gramado.rs.leg.br. Mais informações pelo fone 3295-7000, junto a Escola do Legislativo.