Inscrições para o Encceja encerram nesta sexta-feira, 31

0
1318
Em 2018, o projeto "Todos pela Educação" contou com mais de 70 inscritas que também participaram dos grupos de estudos. Foto: AMAE (Arquivo Pessoal).


As inscrições para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) terminam sexta-feira, 31 de maio. O ENCCEJA é um projeto do Ministério da Educação com o objetivo de incentivar jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino fundamental ou médio a obter a certificação.

Pensando na dificuldade que algumas mulheres possuem para estudar após se tornarem mães, e o quão o diploma é importante para reinserção ou inclusão no mercado de trabalho, a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE) criou o projeto “Todos pela Educação”. O projeto oferece aulas com professores voluntários, apostila impressa e digital e recreação para as crianças de 0 à 5 anos ficarem enquanto as mães estão em aula.

Como participar
As mulheres que desejam fazem a prova do ENCCEJA e querem fazer parte do projeto “Todos pela Educação” precisam fazer a inscrição na Casa AMAE. As inscrições são realizadas no site do (INEP).

Segundo a presidente da AMAE, Ellis Chaves, mais de 240 mulheres realizaram a pré-inscrição, um número que triplicou se relacionado aos anos anteriores. “Destas 240 (quase a metade) ainda não veio fazer a inscrição. Oriento ao pessoal que venha antes de quinta ou sexta-feira, pois nos últimos dias é “bem corrido”, tem fila de espera e o sistema fica mais lento. No feriado, da quinta-feira, 30, a AMAE estará aberta para realizar a inscrição das interessadas”, coloca ela.

Ela ressalta que a Casa está atendendo todos os dias, das 10h às 20h, sem fechar ao meio dia e lembra que as aulas iniciam em junho.

As aulas 
“Este ano, além das turmas habituais de ensino fundamental no Janz Team e de ensino médio na Universidade Aberta do Brasil (UAB), o projeto oferece duas turmas na Várzea Grande e aguarda para os próximos dias a confirmação de duas novas turmas em Canela”, conta Ellis.

As aulas na UAB iniciam dia 6 de junho e das demais turmas na segunda semana do mês. A turma da UAB acolhe tanto mulheres como homens, por ser de iniciativa da própria Universidade, já as demais turmas oferecidas são apenas para mulheres.

Voluntariado
A AMAE conta com a ajuda de voluntários para realizar a recreação das crianças durante o período que as mães estiverem nas aulas e também de professores voluntários para ministrar o conteúdo nos grupos de estudo. Os interessados em voluntariar-se no projeto “Todos pela Educação” procurem a Casa AMAE  ou entrem em contato com a presidente através do número 54-97030264.

A prova
A prova será aplicada no dia 25 de agosto, em dois turnos. “Ao total são quatro provas e uma redação, passando nestas provas, a participante ganha a certificação dela na formatura que nós realizamos em janeiro. Os resultados começam a ser divulgados em novembro”, lembra Ellis.

Faça sua inscrição na Casa AMAE, Av. Borges de Medeiros, nº 3200, apto 02, fundos da Igreja Luterana, ao lado do Hotel Casa da Montanha, no centro de Gramado.