Iniciativa reúne mais de 20 produtores rurais de Gramado

0
1103
No encontro, os produtores levaram ao Expogramado alguns exemplos de tudo o que produzem. Foto: Milena Dallarosa.


Mais de 20 produtores rurais do município estiveram reunidos nesta quarta-feira (3) com alguns dos responsáveis pelos restaurantes de Gramado e Canela em uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abrasel e EMATER.

No encontro, os produtores levaram ao Expogramado alguns exemplos de tudo o que produzem, como, verduras, legumes, frutas, iogurtes, embutidos, geleias, entre outros, e já firmaram a parceria com os restaurantes, visando serem os novos fornecedores dos mesmos.

Ainda foram discutidas ideias como uma pesquisa, visando a sugestão de produtos utilizados no cardápio e a melhor divisão das demandas para os agricultores, para ampliar a fonte produtiva e também visitas dos restaurantes às propriedades da agricultura familiar.

“Vencemos as adversidades com tecnologia de produção, entramos em um processo regional de não uso de agrotóxicos e potencializamos o trabalho do nosso povo. O que faltava era criar o elo. Saber que há receptividade do produto local e também a sua valorização, me deixa extremamente feliz”, comemora o Secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.

Além do Secretário Alexandre, estiveram presentes na reunião, a presidente e o executivo da Abrasel, Angelita Ecker e Alberto Luchi, a técnica social e chefe de escritório da EMATER Gramado, Nelcy Frata Santiago, a engenheira agrônoma da instituição, Janete Basso Costa, e o técnico agrícola e chefe de escritório da EMATER Canela, Pedro João de Deus.