Iniciam os preparativos para a Feira do Livro

0
503
A coordenadora da feira Margarete Inês Anschau e a patronesse Marô Barbieri foram as escolas fazer entrega dos livros e convidar para a Feira. Foto: Secretaria de Cultura.


A 23ª Edição da Feira do Livro de Gramado ocorrerá de 15 a 25 de junho, na Rua Coberta. A patrona da Feira será a professora e escritora Maria Eunice Barbieri (Marô Barbieri). A autora Já possui 28 obras literárias lançadas para o público infantil e juvenil, trazendo no seu texto a qualidade literária, que é o essencial para os pequenos leitores.

É o segundo ano que a Secretaria da Cultura reverte todos os valores da inscrição dos livreiros (estandes) em obras literárias que são encaminhadas para as escolas do Município. Mais de 850 obras literárias, totalizando mais de R$ 11 mil reais, foram encaminhadas às escolas gramadenses. As entregas foram realizadas pela coordenadora da feira Margarete Inês Anschau e a patronesse Marô Barbieri. Com os livros foram entregues diversos materiais para facilitar o uso dos mesmos e um convite mais que especial para a participação dos alunos e professores na feira do livro, de uma forma bem ativa, através de dois concursos literários voltados a comunidade escolar e mediadores de leitura.

A professora de língua portuguesa Veridiana Ghesla, ficou emocionada com a chegada da patrona a escola e a entrega dos livros pela Secretaria da Cultura. “É essencial destacar a importância da presença carinhosa de Marô Barbieri nas escolas e da entrega dos livros de escritores que estarão presentes na Feira do Livro de Gramado. Alunos e professores poderão conhecer as obras antecipadamente, posteriormente, seus alunos. O trabalho com a leitura em sala de aula ganhará um grande incentivo”, comenta.

Programação – Serão 11 dias voltados a comunidade gramadense e visitantes, com uma vasta programação cultural totalmente acessível e gratuita, como apresentações artísticas: música, dança, teatro, oficinas, workshops e sessões de autógrafos e bate-papos.

O secretário da pasta, Allan John Lino, acredita que o investimento na cultura deve iniciar desde cedo, “devido a isso que estamos proporcionando o acesso à leitura das crianças do nosso Município, disponibilizando obras de qualidade literária e que estimulem a leitura”, diz. Ele também afirma que Gramado é a cidade dos festivais e por isso “acreditamos que temos toda a condição de transformar a Feira do Livro em um Festival Literário porque nossa comunidade merece”, conclui.

Oficina- A Secretaria da Cultura está investindo também na formação de mediadores de leitura através de uma Oficina de técnicas para o trabalho com Literatura Infantil, que será ministrada em quatro módulos pela patrona da feira. A oficina, que será gratuita, terá duração de 20 horas-aula, com certificação. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail feiradolivro@gramado.rs.gov.br, e as vagas são limitadas.