Iniciam as gravações para o documentário do EducaVídeo

0
1037
Os alunos Gustavo Gomes e Victoria Amorim, e a professora Amanda Menger em entrevista para o documentário da 20ª Corrida pela Vida. Foto: Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado


A produção do documentário sobre a Corrida pela Vida de Gramado já iniciou. Os alunos da turma avançada do EducaVídeo começaram a captar as primeiras imagens e a realização das entrevistas com pacientes, ex-pacientes, voluntários, familiares e médicos do Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre.

Durante as filmagens, o grupo esteve na capital para uma visita guiada ao Instituto, entrevista com voluntários e com o coordenador do ICI, o médico Alejandro Arancibia. Em Gramado, os alunos Gustavo Gomes e Victoria Amorim, acompanhados da professora Amanda Menger, entrevistaram Fabio Bertoluci, diretor institucional do ICI-RS, responsável por trazer o evento para a cidade. Para o documentário, Fabio contou a história da Corrida pela Vida e o trabalho dentro do Instituto.

“A cada ano, tentamos fazer com que o evento cumpra com o seu propósito da melhor maneira. Gramado respondeu muito bem à proposta da Corrida. Pessoalmente, ela (a Corrida) é importante para minha família e tornou-se tradição na cidade”, conta. O filho dele, Fabricio Bertoluci, também compartilhou sua experiência durante as filmagens com os estudantes. O rapaz, que hoje tem 31 anos, teve câncer quando era criança.

Meses antes, em setembro, os alunos já haviam captado imagens da própria Corrida pela Vida, como a saída dos maratonistas e a movimentação no evento, apresentações musicais, concurso de desenho e outras atividades.

A partir de agora, os estudantes trabalharão na edição do material. O documentário será lançado durante o 46º Festival de Cinema de Gramado, de 16 a 25 de agosto de 2018.

O EducaVídeo é realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e pela Gramadotur, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e de Cultura. O projeto envolve cerca de 50 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Corrida Pela Vida

Gramado promove a Corrida pela Vida desde 1998. O evento é em benefício do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. O diretor institucional do ICI-RS, Fabio Bertoluci, trouxe o evento para Gramado há duas décadas.

O Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que há 25 anos tem como propósito aumentar os índices de cura da doença. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, o ICI já assistiu milhares de pacientes, com todo o auxílio necessário para o tratamento.