Inicia na segunda a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

1
1198
Foto: Divulgação.


Gramado, junto a todo o país inicia na próxima segunda-feira (6), a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. As ações têm como público-alvo crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e seguem até dia 31 de agosto, em todas as salas de vacinação, das 8h às 17h. O dia D de mobilização ocorre em 18 de agosto.

Conforme a Secretaria da Saúde de Gramado, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal da população alvo. “O objetivo da campanha é vacinarmos indiscriminadamente estas crianças, independentemente da situação vacinal de cada um”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Toniolo.

O Secretário da pasta, João Teixeira, ressalta que é de extrema importância que todos os pais ou responsáveis compareçam às unidades com as crianças durante esse período de vacinação. “A proteção da comunidade depende de cada família, pois se uma família deixa de vacinar seus filhos, coloca todos em risco. A saúde dos pequenos Gramadenses deve ser pensada no todo. Mesmo as crianças que estão com as vacinas em dia irão receber a dose da campanha, para garantir a imunização”, salienta.

As Américas foram consideradas livres do sarampo em setembro de 2016, após a ausência da circulação do vírus pelo período de 12 meses. No entanto, ainda existem muitos países, rotas inclusive de destinos frequentes, como a Europa, onde o sarampo permanece endêmico. No Brasil, oobjetivo da campanha é melhorar a cobertura vacinal contra a poliomielite e sarampo, protegendo a população contra estas doenças que podem ocasionar sequelas graves e óbito. Segundo o último dado da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Caxias do Sul o estado conta com 13 casos de sarampo.

Tríplice viral – a vacinação com a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) de pessoas maiores de cinco anos até 49 anos é realizada diariamente, pois faz parte do calendário vacinal do adolescente e adulto. Porém, durante a campanha será priorizado o público-alvo.

Locais de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite

UBS Centro:
Manhã: 7h30 às 11h
Tarde: 13h30 às 17h

UBS CAIC
Manhã: 8h às 11h
Tarde: 14h às 17h

ESF Várzea Grande (Vila Olímpica)
Manhã: 7h30 às 11h30
Tarde: 13h às 17h

ESF Nailor Balzaretti (Pórtico II)
Manhã: 8h às 11h
Tarde: 14h às 16h30

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.