Inicia dia 14 a Semana do Professor no Legislativo

0
529


Professor é uma das mais admiráveis profissões, ela é exercida com dedicação e competência, não apenas pela nobreza de sua finalidade, como também devido à gratificante, mas espinhosa trajetória. O magistério com a sua magia de modificar conceitos, aprimorando e educando o jovem para o futuro, passa a ser entendido pela sociedade como a mola mestra da iniciação cultural do aluno, dependendo, contudo, do contexto familiar, responsável pela sua formação moral.

Dentro deste parâmetro estão inseridas a qualidade do ensino proposto e a capacidade do docente de ministrar o aprendizado, de forma a alcançar o objetivo pretendido.

No Brasil, infelizmente, a profissão de professor não é valorizada principalmente pelos órgãos governamentais. Aqui em Gramado o Poder Legislativo busca através da Escola do Legislativo – Ivo Bezzi, e em parceria constante com o Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Educação, demonstrar que na cidade os ‘Mestres’ são um exemplo a ser seguido.

Dentro desta proposta foi criada a Semana do Professor no Legislativo. Durante cinco dias eles serão as estrelas da Câmara, estarão de formas diferentes, demonstrando o quão importante e prazerosa é essa vocação, e ainda apresentando algumas adversidades que ela traz.

A Semana do Professor no Legislativo inicia no dia 14 de outubro, véspera do Dia do Professor, com a participação da professora, vice-diretora e presidente do Conselho de Educação de Gramado, Miriam Krapf Andrade, na Tribuna do Povo, como convidada do Legislativo. Na terça, quarta e quinta a Câmara apresentará vídeos com algumas entrevistadas que estarão falando de sua experiência na docência de Gramado, e por fim a sexta-feira, dia 18, será marcada pela Sessão Solene de entrega do ‘Professor Destaque Legislativo’, a professores que apresentaram os melhores projetos nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

“Agradecemos aos inúmeros projetos apresentados, todos muito importantes, e que com certeza poderiam ser colocados em prática nas diversas escolas de nossa cidade. Conforme o edital, no entanto, é necessário fazer a seleção de três finalistas de cada uma das categorias, e dentre esses do que será condecorado com o Troféu Professor Destaque Legislativo”, disse o diretor da Escola, Willian Camillo. Ele frisou, no entanto, que a escolha foi muito difícil e acirrada. “Eram projetos muito bons, de alto nível, o que tornou a escolha muito difícil, e decidida por uma pequena diferença de pontuação”, ponderou. Julgaram os trabalhos a vereadora Manu da Costa, o coordenador do ensino fundamental, Prof. Ms. Carlos Vinicius Baraldi e o diretor da Escola, Willian.

Finalistas

Ø  Educação Infantil

– Alimentação Saudável – Norma Johana Kasper Bernardes;

– Era uma vez: As variadas formas de descobertas da leitura para bebês e pais – Daniele Liedtke Birck;

– Pequenos Cientistas – Sandra Mara Soares;

Ø  Ensino Fundamental I

– Poesia de cordel, cantos e encantos – Ieda Maria Siqueira Gonçalves;

– Leitura, uma fonte infinita para o saber – Elisiane de Jesus Ferreira e Margarete Ortiz da Silva Zili;

Alimentação saudável X obesidade infantil – Márcia Fabiana Bianchi Marques.

Ø  Ensino Fundamental II

– Handamade – pequenos empreendedores – Marcia Borowski dos Santos e Paulo Leandro S. dos Santos;

– Educação fiscal com percepção na educação financeira – Josiéli Benetti Faiz Spannenberger e Luana Kuister Xavier;

– Cine inclusão: uma oportunidade para discutir as diferenças – Elize de Matos Souto.

A Sessão Solene de entrega do Troféu Professor Destaque ao melhor de cada categoria, bem como do certificado aos outros dois, será no dia 18 de outubro, às 19h, no Plenário Julio Floriano Petersen. O evento é aberto à comunidade.