Iluminação no banheiro: Dicas para criar o ambiente perfeito

0
3592
Foto: Arquivo pessoal.


Apesar de ser um ambiente pequeno, o banheiro necessita de uma iluminação bem elaborada, pois tarefas como fazer a barba e se maquiar exigem uma boa iluminação. Quando for definir o projeto de iluminação para o banheiro, pense primeiro na iluminação geral, pois é ela que vai preencher os espaços por inteiro. Depois faça um planejamento dos focos específicos, que vão te auxiliar na execução das tarefas diárias, tanto na área da bancada como no box.

Os plafons são uma ótima opção para a iluminação geral no banheiro, pois tem um amplo ângulo de abertura e fornece uma quantidade de luz uniforme, intensa e muito eficiente. Para uma iluminação direcionada, os spots embutidos sobre a pia ficam modernos e reforçam a iluminação. Como seu foco é fechado, é ideal para a bancada, que necessitam de maior concentração de luz. Para a área do box, existem opções de LED que são vedadas, resistentes ao vapor do chuveiro e a lente é rugosa, deixando uma luz localizada em todo o box.

A fita de LED fica perfeita para iluminar atrás do espelho. É de fácil instalação, baixo consumo e cria um efeito decorativo. (aqui podia colocar a imagem banheiro1).

Lembre-se que as cores das paredes podem modificar a iluminação desejada. Cores escuras absorvem mais a luz, neste caso utilize lâmpadas de maior intensidade de luz. Use spots com luz indireta para deixar o ambiente mais aconchegante. Para um banheiro ou lavabo mais elegante use um lustre ou uma sanca. A área da bancada e da pia deve ser sempre muito bem iluminada. Direcione a luz para a lateral do rosto, com arandelas ou até mesmo pendentes. Desta forma você não cria sombras no rosto.

Até semana que vem

Um beijo