II Desafios da Educação contou com a palestra do historiador Leandro Karnal

0
27103
O filósofo e historiador Leandro Karnal foi o primeiro a palestrar no evento. Foto: Larry Silva-Newstime.


Ocorreu no último dia 21 de julho, em Gramado, o II Ciclo de Palestras Desafios da Educação. O evento reuniu, no Hotel Master Gramado, mais de 700 educadores, profissionais e palestrantes de porte nacional. Foi a segunda vez que Gramado sediou este ciclo, agregando a beleza da serra gaúcha ao evento e apresentou em seu momento cultural, show inédito do tenor Evandro Martins e o grupo de teatro Go.Star de Estrela-RS em música que representa o ciclo da vida.

Nesta edição, o Desafio da Educação apresentou o eixo temático, Neuroeducação:(re)descobrindo as possibilidades de ensinar e aprender, em um formato idealizado para provocar o pensar dos educadores participantes. O tema foi abordado por palestrantes de porte nacional e especializados em suas áreas de atuação. O evento trouxe a comunidade educadora um espaço para exposições de temas relevantes e promoveu a discussão de parcela significativa da comunidade científica gaúcha.

Mais de 700 profissionais da área participaram do evento. Foto: Divulgação.

Permitiu de igual modo que pesquisadores e profissionais dessa comunidade, mantenham sua rede de informação. A palestra de abertura foi realizada por Leandro Karnal, grande historiador brasileiro, com o tema “O que a escola deveria aprender antes de ensinar”, em seguida subiu ao palco Celso Antunes, ícone educacional, apresentando “Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender”.

Abrindo a parte da tarde também participaram do II Ciclo de Palestras Desafios da Educação, Profª Anni, psicóloga de um trabalho espetacular, apresentou a palestra “Técnicas poderosas para motivar e melhorar a relação professor x aluno”, seguido subiu ao palco o carismático neuropediatra Dr. Clay Brites, mostrando a todos como a neurociência ajuda na educação, com o tema “Neurologia e neurociências na aprendizagem”, a presidente da Ong Mente Viva, Dra. Mariela Silveira, subiu ao palco para o talk “Como reduzir a agressividade e aumentar o bem estar escolar” mostrando caminhos possíveis, o II Desafios da Educação nesta edição apresentou e deu voz a uma aluna inspiradora, Júlia Pasquali, fenômeno de Bento Gonçalves que inspira muitas crianças e jovens na serra gaúcha.

Para o encerramento o evento contou com o irreverente professor, Max Haetinger que com muitas dinâmicas, colocou os participantes a pensar “fora da caixa” nas novas formas de ensinar com a palestra “Pedagogia expressiva criativa: criatividade, tecnologia intuitiva, ludicidade e movimento”, deixando a todos extasiados com tanta inspiração”.

O evento teve a presença da Secretária de Educação de Gramado Gilça Silva e do Secretário da Saúde João Teixeira. Durante o evento foram apresentados projetos pedagógicos significativos com resultados de melhoria na educação de crianças e adolescentes, mostrando o poder da educação que transforma.

Devido ao sucesso e a importância deste evento para a construção de um futuro melhor para a educação, foi anunciado a terceira edição para julho/2019 em Gramado.

Texto: Newstime.