Idosos e deficientes terão mais vagas para estacionar na Zona Azul

2
3386
Idosos pagam tarifa normalmente para estacionar.Atualmente o estacionamento rotativo pago disponibiliza 13 vagas para carros de idosos, mas com as adequações que estão em andamento os espaços passarão para 58 Foto: André Aquirre.


Nos próximos dias, serão disponibilizadas mais 62 vagas exclusivas para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos (45) e deficientes físicos (17) na Zona Azul, em Gramado. Conforme Sérgio Prinstrop, diretor da Rek Parking, empresa que explora o estacionamento rotativo pago na cidade, “até a semana que vem, todas as vagas solicitadas estarão prontas”.

A ampliação dos espaços especiais atenderá resolução do Conselho nacional de Trânsito (Contran), a qual determina que dentro da área do estacionamento público com uso de parquímetro, 5% dos pontos devem ser destinados aos idosos e 2% a deficientes físicos.

As novas vagas serão instituídas em conformidade com o pleito formalizado recentemente pelo presidente da Câmara, Luia Barbacovi (PP).

Por meio de pedido de providências endereçado a Prefeitura e de indicação a Rek Parking, o vereador solicitou que os atuais 13 espaços reservados para serem ocupados por veículos de motoristas com idade superior a 60 anos passem para 58 e que as vagas destinadas para os carros dirigidos por deficientes físicos sejam ampliadas de seis para 23. “Tal solicitação se faz necessária, devido ao baixo número de vagas especiais disponíveis, e também para atender a legislação vigente”, justifica Luia.

Espaços serão instituídos gradativamente

Os deficientes físicos são isentos da cobrança da tarifa. Zona Azul ampliará de seis para 23 os pontos exclusivos para o estacionamento de veículos dirigidos por deficientes físicos Foto: André Aguirre.

O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz de Sá Quevedo informou que as novas vagas exclusivas serão distribuídas principalmente nas ruas Garibaldi, São Pedro, Senador Salgado Filho e também nas avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, além de outros pontos da área central de Gramado.

“Muito embora, tenha sido solicitado por vereadores e a comunidade, nós já tínhamos constatado que essa medida era necessária, porque a atual quantidade de vagas para idosos e deficientes não atendia a legislação, por isso, vamos cumprir o que determina a lei” comenta Quevedo.

Ele esclarece que os novos pontos serão abertos aos poucos porque é necessária a conclusão do processo de sinalização dos espaços especiais, e o Departamento de Trânsito também tem outras demandas para atender.

“Nós já sinalizamos uma vaga para idoso na Rua Senador Salgado Filho.  Avançaremos gradativamente para outras vias paralelamente a outras atividades que desenvolvemos”, afirma o secretário.

2 COMENTÁRIOS

  1. Please let me know if you’re looking for a article writer for
    your blog. You have some really good articles and I feel I would
    be a good asset. If you ever want to take some of the
    load off, I’d love to write some material for your blog in exchange for a
    link back to mine. Please blast me an email if interested.
    Thanks!

  2. Grande coisa. Se o estacionamento é pago para que reservar vagas para idoso e deficiente? Bom seria se idoso e/ou deficiente fosse isento.

Comments are closed.