Idosos do CRAS da Várzea Grande e Piratini realizam passeio pelas raízes coloniais de Gramado

0
1330
Idosos participantes do CRAS a caminho do passeio ‘’Raízes Coloniais’’. Foto: Sophia Dienstmann.


Como parte das comemorações da Semana do Turismo, a Secretaria de Turismo convidou os idosos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Várzea Grande e Piratini, para um passeio histórico pela Linha Nova e Linha Bonita, no interior de Gramado.

O tour “Raízes Coloniais” começou por uma visita à Casa Centenária, seguido pela visita à Fábrica de Erva-Mate Marcon, onde os idosos puderam conhecer o processo de produção artesanal da erva-mate para fazer o chimarrão, tão apreciado pelos gaúchos. O roteiro continuou pelo Museu Rural Fioreze e encerrou com um café colonial oferecido pelo Caffé Della Nonna, da família Foss.

“Participo das atividades do CRAS da Várzea há muitos anos. Fiquei muito feliz em fazer esse passeio. Não teria essa oportunidade se não fosse o convite da Prefeitura”, disse a aposentada Iraci Scariot.

A supervisora de receptivo turístico da Secretaria de Turismo, Cristiane Castilhos, explicou que a ação teve como principal objetivo envolver o gramadense na programação da Semana do Turismo.

“Entramos em contato com os CRAS para saber qual o passeio que eles mais gostariam de fazer e tivemos como resposta o passeio que mostra as raízes coloniais de Gramado”, disse.

Para a psicóloga Camila Dorneles, do CRAS da Várzea Grande, o passeio foi de extrema importância para o aumento da autoestima e bem-estar dos idosos.

“Esse convite despertou uma alegria muito grande nos idosos. Muitos comentaram com a gente que nunca tinham saído para passear e que não conheciam esse lado de Gramado. A alegria que esse passeio despertou neles é imensurável”, comentou Camila.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

Nesta sexta-feira, à tarde, a programação prevista é:

13h30: entrega de mudas de Hortênsias para comunidade e visitantes;

Local: Rua Coberta.

13h30 às 15h30: oficina de coques, tranças e maquiagens (Venha se sentir uma prenda), com Caroline da Cruz;

Local: Rua Coberta.

14h: plantio de orquídeas com a participação do núcleo de orquidófilos de Gramado, e apresentação do saxofonista Roger Coicev;

Local: Central de Informações Turísticas (Praça Major Nicoletti).

14h às 17h30: oficina de nós de lenço gaúcho, com Fábio Hanel dos Santos; oficina de trabalhos manuais, barbicacho e fichus, com Bárbara Vaccari; oficina de truco, com Deivid Noel Maciel;

Local: Rua Coberta.

15h30: apresentação do grupo de flautas da Escola Municipal Presidente Vargas;

Local: Rua Coberta.

18h30: solenidade oficial em comemoração ao Dia do Turismo (27 de setembro);

Local: Rua Coberta.

19h: Coreografias de Jazz – Made in Japan – Programa de artes Pedro Henrique Benetti; música nativista, voz e violão com Juliano Bolf; Grupo Os Birivas – CTG Manotaço; Invernada Mirim – CTG Manotaço; Invernada Adulta – CTG Manotaço; Dança Chula – Anderson Theodoro de Lima e Matheu Godoy; Dança Alemã – Grupo Miesch de Gramado; Coral Italiano Circolo Trentino.

Local: Rua Coberta.