Depois de promover uma Consulta Comunitária que auxiliou na elaboração do Plano Plurianual (2018-2021), a prefeitura de Gramado vai ouvir novamente a opinião pública para definir prioridades de investimentos em 2018. Desta vez, a nova Consulta Comunitária irá embasar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e consequentemente a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Na próxima semana, três localidades receberão as audiências públicas da Consulta Comunitária que tratarão das metas do Executivo municipal para o próximo ano: Linha Nova, bairros Jardim e Carniel. “O objetivo é apontar as diretrizes do governo para 2018. Já discutimos o que queremos para Gramado para os próximos quatro anos. Dentre essas metas, quais as nossas prioridades? As consultas servirão, mais uma vez, para ouvirmos a comunidade”, explica o secretário da Administração, Julio Dorneles (PT).
“Todos esses processos vêm dar voz à comunidade, tornar a população protagonista das decisões de governo. Participei das audiências para a elaboração do Plano Plurianual. Parte da nossa responsabilidade é ir ao encontro da população e prestar contas da nossa atuação”, avalia o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).
Leis de Diretrizes e Orçamentária
As prioridades elencadas em conjunto pela administração municipal e pela população integrarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), documento elaborado anualmente nas esferas municipal, estadual e federal, e que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). É na LOA que constarão todos os gastos do governo para o próximo ano, com a estimativa de receitas e despesas. Também durante as consultas comunitárias, a administração municipal prestará contas das ações executadas nos seis primeiros meses deste ano.