Guizo: um potencial risco ao seu felino

0
289

Você já deve ter se deparado com um gato de coleira, não é mesmo? Mas em algumas dessas coleiras, há um potencial agravante do estresse nos felinos, o guizo. O uso do guizo nas coleiras dos gatos é defendido por alguns tutores, pois facilita saber onde o felino está, tendo em vista que, a medida que o bichano se move, o guizo faz um barulho extremamente irritante.

Além dos ouvidos dos felinos serem mais aguçados que os dos seres humanos, este barulho constante não permite que o felino mantenha seu comportamento natural, pois causará estresse ao mínimo movimento, como por exemplo, no ato de se coçar ou na mudança de posição enquanto dorme.

Não há estudos científicos que indiquem que o uso do guizo pode causar surdez no felino, mas o ruído produzido pode diminuir a capacidade auditiva, devido a adaptação do organismo para diminuir o estresse por conta do barulho muito próximo dos ouvidos.

Além disso, o aumento do estresse causa liberação contínua de cortisol (hormônio do estresse), podendo reduzir a imunidade e facilitar o desenvolvimento de doenças. Outros problemas de saúde relacionados ao estresse podem ser doenças gastrointestinais, dermatites, infecção urinária ou cistite.

Como alternativa, pode-se colocar pingente com o nome do gato e o número de telefone do tutor. Assim, você não causará danos à saúde do seu felino!

Victor Casola
Médico veterinário | CRMV/RS: 17472
Instagram: @veterinariovictorcasola
WhatsApp: (54)999291212