Guia Básico do PIX

0
243


Segunda, 16 de novembro, começou a funcionar o PIX e eu queria usar para poder explicar para vocês como funciona, se é tão simples mesmo e como os bancos estão anunciando e por que eles estão insistindo tanto para que você faça o cadastro das suas chaves.

Vamos ao inicio: O QUE É O PIX?

Pix é um sistema de pagamentos do Banco Central, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, no qual a compensação é em segundos.

Para receber um valor, não há necessidade de informar todos os dados bancários, basta informar uma chave.

O que são as Chaves PIX?

São dados pessoais que são associados aos seus dados bancários. Podem ser CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e/ou uma chave aleatória solicitada por você.

Você só pode cadastrar uma chave por banco, vamos supor que você tem conta em dois bancos: Logo:

BANCO A : CPF

BANCO B: E-mail

Quais são as vantagens?

Rapidez, facilidade e compensação instantânea. Além disso até o momento ele é gratuito para as pessoas físicas. O que é uma boa economia, há bancos que cobram R$ 10,00 para fazer um TED.

Quais são as desvantagens?

Por ser um sistema muito novo, no qual ainda não temos muitas informações estamos a mercê de falhas no sistema e principalmente de golpes. Muito cuidado!

Por que o seu banco quer que você cadastre as suas chaves?

O banco quer que você cadastre as chaves pois como elas são limitadas, você acaba retendo seu dinheiro nos bancos que tem chaves cadastradas o que é benéfico para eles.

Eu usei ontem, fiz um teste e achei bem simples mesmo. Apesar dos pesares, nós temos um sistema financeiro muito organizado e robusto no Brasil.

Acho que esta nova forma de pagamentos vai revolucionar os meios de pagamento e obrigar as operadoras de cartão a pensarem em novas taxas para os empreendedores.

E você? Já usou?

Se sente seguro de usar ou esta esperando mais um pouco?