Segunda, 16 de novembro, começou a funcionar o PIX e eu queria usar para poder explicar para vocês como funciona, se é tão simples mesmo e como os bancos estão anunciando e por que eles estão insistindo tanto para que você faça o cadastro das suas chaves.
Vamos ao inicio: O QUE É O PIX?
Pix é um sistema de pagamentos do Banco Central, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, no qual a compensação é em segundos.
Para receber um valor, não há necessidade de informar todos os dados bancários, basta informar uma chave.
O que são as Chaves PIX?
São dados pessoais que são associados aos seus dados bancários. Podem ser CPF ou CNPJ, e-mail, telefone e/ou uma chave aleatória solicitada por você.
Você só pode cadastrar uma chave por banco, vamos supor que você tem conta em dois bancos: Logo:
BANCO A : CPF
BANCO B: E-mail
Quais são as vantagens?
Rapidez, facilidade e compensação instantânea. Além disso até o momento ele é gratuito para as pessoas físicas. O que é uma boa economia, há bancos que cobram R$ 10,00 para fazer um TED.
Quais são as desvantagens?
Por ser um sistema muito novo, no qual ainda não temos muitas informações estamos a mercê de falhas no sistema e principalmente de golpes. Muito cuidado!
Por que o seu banco quer que você cadastre as suas chaves?
O banco quer que você cadastre as chaves pois como elas são limitadas, você acaba retendo seu dinheiro nos bancos que tem chaves cadastradas o que é benéfico para eles.
Eu usei ontem, fiz um teste e achei bem simples mesmo. Apesar dos pesares, nós temos um sistema financeiro muito organizado e robusto no Brasil.
Acho que esta nova forma de pagamentos vai revolucionar os meios de pagamento e obrigar as operadoras de cartão a pensarem em novas taxas para os empreendedores.
E você? Já usou?
Se sente seguro de usar ou esta esperando mais um pouco?