Grupo de jovens de Gramado organizam evento para celebrar o Dia da Amazônia

0
1667
A idealizadora do evento Júlia Chaves e a compositora da música Pedestal, Ástrid Godoi. Foto: Laura Silveira.


Buscando conscientizar as pessoas, uma jovem de 17 anos de idade, sentindo-se preocupada com os últimos acontecimentos ocorridos em parte da Amazônia, resolveu organizar um evento em Gramado para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira, 5 de setembro.

Estudante da E.E.E.M Boaventura Ramos Pacheco, Julia Chaves conta que pensou em promover o evento há cerca de duas semanas. “Eu já vinha acompanhando as notícias, e como eu morei no estado do Amazonas por 2 anos acabei conhecendo de perto a beleza e a importância que tem a floresta amazônica. Senti que tinha que fazer algo, mas não podia ir lá apagar o fogo. Então, tive a ideia desse evento para poder conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental, que pode ser feita de forma simples em nosso dia a dia e em nossas casas, todos nós podemos contribuir, por menor que pareça ser, faz uma grande diferença”, explica Julia.

O “Save The Amazônia” (Salve a Amazônia), contará em média com a participação de 10 alunos dos 1º e 3º anos de escolas estaduais e municipais de Gramado. Das 14h às 17h, na Praça Major Nicoleti, nesta quinta-feira, 5, os jovens estarão realizando diversas ações. “Teremos música ao vivo com Ástrid Godoi (das 14 às 15h), informações sobre conscientização ambiental, distribuição de mudas de árvores frutíferas, nativas e de hortênsias e um fundo verde para fotos do evento com a hashtag #PrayforAmazonia”, comenta ela.

Para realizar o evento, a jovem conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria de Cultura, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Turismo, da UAB – Universidade Aberta do Brasil e da Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo – AMAE.

“Pedestal” será música tema do evento

Para completar o evento, a musicista gramadense Ástrid Godoi, de 14 anos, doou uma das suas últimas composições para que seja tema do “Save The Amazônia”. “Faz duas semanas que eu compus a música. Eu criei essa música depois que a Júlia já havia pensando no evento, mas nunca tínhamos pensando em juntar as duas coisas. Até que ela me chamou e as duas coisas casaram perfeitamente”, relata Ástrid.

A composição da Ástrid também surgiu da sua preocupação com a floresta amazônica e a vontade de fazer algo para mudar a atual situação.”Eu pensei que essa música ia ser uma oportunidade, algo bom para conscientizar as pessoas. A gente tem como fazer a nossa parte para ajudar o meio ambiente e mudar essa situação que está acontecendo com a Amazônia”, coloca a compositora.

Confira vídeo da entrevista com Julia e Ástrid:

Save The Amazônia

Grupo de jovens de Gramado organizam evento para celebrar o Dia da AmazôniaBuscando conscientizar as pessoas, uma jovem de 17 anos de idade, sentindo-se preocupada com os últimos acontecimentos ocorridos em parte da Amazônia, resolveu organizar um evento em Gramado para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira, 5 de setembro.

Posted by Portal Gramado News on Wednesday, September 4, 2019

Sobre o Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

O dia escolhido faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).