Grupo Bocalis recebe apoio do Executivo

0
1351
Cantores das cidades de Gramado e Canela compõe o Grupo Bocalis. Foto: Carlos Borges.


Pela primeira vez, desde sua fundação em 2001, o Grupo Bocalis está recebendo apoio público. Pelo esforço do Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e do Secretário da Cultura Allan John Lino, eles receberam aporte financeiro da Prefeitura para realização do projeto “Raízes”, que mostrará para a comunidade Gramadense, através da música, a história da formação cultural da cidade, representação dos indígenas e dos primeiros imigrantes: portugueses, alemães e italianos.

O projeto, que tem como tema principal os eventos tradicionais da cidade, como a Festa das Hortênsias, Natal Luz, Festa da Colônia, e o Festival de Cinema, busca envolver toda comunidade na sua cultura local, e será levado para o interior do município, para os bairros e as escolas. O primeiro espetáculo ocorreu no Amamenta Gramado e o segundo na noite desta quarta-feira (15), no Polo Véra Grin da Universidade Aberta do Brasil. Já os próximos acontecem em setembro e outubro, em locais descentralizados.

“Com este tipo de iniciativa, buscamos atuar na formação de plateia descentralizada através da promoção de espetáculos de Canto Coral direcionados à comunidade Gramadense, contemplando diferentes bairros do município e proporcionando a composição de público ouvinte e participativo destas ações culturais”, comenta o Secretário da Cultura.

Além do espetáculo Raízes, o coral também terá a oportunidade de levar toda a magia do Natal para os bairros e para o interior, junto dos corais de cada localidade. Este outro projeto passará pelas Linhas Bonita e Furna e os bairros Serra Grande e Várzea Grande.

Cantores das cidades de Gramado e Canela compõe o Grupo Bocalis, que realiza desde a sua criação, há 17 anos, turnês e intercâmbios culturais pelo Brasil e exterior, se apresentando em eventos, celebrações religiosas, concertos natalinos e também no período da Páscoa. O coral é regido pela maestrina Liana Rübenich. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso esforço em sempre zelar pela qualidade do trabalho que entregamos ao público” comemora Liana.