Gripe canina: quais os riscos para o meu cão?

0
479


Você sabia que existe uma doença respiratória potencialmente contagiosa entre os cães e que, mesmo sem sair de casa o seu cão pode ser infectado? O nome desta afecção é traqueobronquite infecciosa canina, também conhecida como gripe canina. Embora a doença possa acometer os cães durante o ano todo, diagnosticamos essa condição com mais frequência nos meses frios (outono e inverno).

A gripe canina é uma doença de curso agudo que acomete particularmente as vias aéreas superiores. A doença pode ser causada por agentes bacterianos e virais, isolados ou de forma combinada, dentre os quais o mais importante é a Bordetella bronchiseptica.

Seu cão pode apresentar episódios de tosse (similar a engasgos) associados à dificuldade respiratória. A enfermidade geralmente é branda e autolimitante, porém, a ocorrência de infecções causadas por múltiplos agentes é comum e pode levar ao consequente agravamento das manifestações clínicas, como tosse produtiva, pneumonia/ broncopneumonia, secreção nasal e/ou ocular, espirro, vômito, perda de apetite, depressão, linfadenopatia, dificuldade respiratória e febre.

A transmissão pode ocorrer por contato direto entre cães, ou indiretamente via aerossóis (secreções nasais), via fômites (comedouros, bebedouros, gaiolas, tratadores, entre outros). Fatores como idade (filhotes e idosos), estresse, desnutrição e enfermidades crônicas podem contribuir para o agravamento da doença.

Apesar da doença ser de fácil transmissibilidade, existe prevenção através da vacinação. Durante todo o mês de junho, devido ao grande número de casos atendidos, a Clínica Veterinária Victor Casola estará com a campanha de vacinação contra a Traqueobronquite Infecciosa.

Mais informações através do WhatsApp (54)999291212.

Proteja quem você ama, o seu melhor amigo merece estar livre da Gripe Canina!

Victor Casola

Médico veterinário | CRMV/RS:17472

Instagram: @veterinariovictorcasola | @clinicavictorcasola

WhatsApp: (54)999291212