Grandes nomes do cinema nacional serão reverenciados nesta semana

5
1700


A Semana que inicia hoje, dia 21 de agosto, será marcada por novas homenagens a grandes nomes do cinema nacional, dentro da programação dedicada a reverenciar a memória do Festival de Cinema de Gramado, que completa 45 anos em 2017.

Nesta segunda-feira, serão entregues placas a três gigantes do cinema brasileiro: Paulo Autran e Lucy e Luiz Carlos Barreto. Os três receberão placas comemorativas (Autran in memorian) durante a sessão da mostra competitiva de longas metragens, que inicia às 19h no Palácio dos Festivais.

“Com toda razão, Paulo Autran era considerado o maior ator brasileiro”, justificam os curadores Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. O artista interpretou papeis em trabalhos lendários como “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. Os curadores ressaltam que a homenagem se estende também a sua companheira de vida, a atriz Karin Rodrigues, que foi a estrela de um dos melhores filmes brasileiros com passagem por Gramado, “As Filhas do Fogo”, de Walter Hugo Khouri.

“Mas, de todas as famílias do cinema brasileiro, nenhuma é tão admirada e cultuada quanto a de Lucy e Luiz Carlos Barreto, com seus filhos Bruno e Fabio e acervo de clássicos como “Dona Flor e seus Dois Maridos” e “Bye Bye Brasil””, completam.

Os homenageados estão também presentes na programação oficial do 45º Festival de Cinema de Gramado. A trajetória de Paulo Autran pode ser conhecida em detalhes no longa-metragem “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, que será exibido às 14h, no Palácio dos Festivais. Já os produtores de cinema Lucy e Luiz Carlos Barreto participam de mesas de debate do Gramado Film Market.

Além disso, o longa-metragem “Pitanga”, de Beto Brandt e Camila Pitanga integra a mostra Homenagens 45 e seu protagonista, o ator Antonio Pitanga receberá o Troféu Cidade de Gramado nesta edição do festival.

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.