Gramado: Secretaria da Educação lança calendário interativo em parceria com ONG Mente Viva

0
333
Foto: Secretaria de Educação.

 A Secretaria Municipal da Educação está lançando, em parceria com a ONG Mente Viva, um calendário infantil do mês de Setembro para os alunos da rede. O objetivo é promover o desenvolvimento de competências socioemocionais e a atenção plena das crianças.

O calendário propõe uma prática reflexiva para cada dia do mês, representado por uma figura simbólica – neste período, a predominância por animais. Desta forma, diariamente, a criança deverá executar a ação indicada e, posteriormente, colocar o adesivo na data correspondente.

Cada aluno receberá um calendário correspondente ao mês de Setembro, uma folha adesiva com figuras e um material orientativo. Semanalmente serão enviados áudios explicativos complementares referente às tarefas que devem ser realizadas a cada dia. Os professores serão os mediadores, transmitindo os áudios para as crianças, bem como acompanhando o processo de preenchimento do calendário.

O que as famílias devem fazer ao receber os materiais:

1. Colocar o calendário em local visível para toda a família.

2. A criança deve pintar o desenho correspondente ao dia, Se ela for muito pequena, deve ter a ajuda de alguém da família que já saiba ler, para realizar a reflexão proposta para a data.

3. Depois de refletir em família, destacar a gravura e colar no calendário. A criança deve ouvir novamente o áudio proposto para aquele dia.

Além disso, poderá ser compartilhado com os professores pequenos vídeos e fotos das crianças interagindo com o calendário.