Gramado receberá inovador projeto Cinesolar

0
1226


O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará no mês de outubro em diversas cidades gaúchas. Nas programações em cada cidade, exibições de curtas e longas-metragens, oficinas de cinema e exposição tecnológica sustentável. O projeto estará em Gramado na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro.

O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Em Gramado, tem o patrocínio da RGE – uma empresa do grupo CPFL Energia.

O evento do dia 9 de outubro acontecerá na Vila Olímpica Eduardo Tissot, à rua Leopoldo Tissot, 141, na Várzea Grande. (Em caso de chuva será no Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Bezzi, à rua Altivo Zucolotto, 71, também na Várzea Grande.) A programação é instigante. Às 19h30 acontecem exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora. Às 20h10 começa o longa “O Palhaço”, filme brasileiro de 2011, dirigido e estrelado por Selton Mello, que atua ao lado de nomes como Paulo José, Larissa Manoela, Moacyr Franco e Giselle Motta.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Em cada cidade, no período da manhã ou da tarde, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a cerca de 30 alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.

Em Gramado a oficina acontecerá, das 14h às 17h, no Centro Municipal de Cultura Várzea Grande, à avenida do Trabalhador. É um evento fechado, voltado para cerca de 30 jovens do programa municipal de cinema Educavídeo.

Durante as sessões de cinema o público pode visitar também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Confira a Programação

19h30min – Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curtas Brasília”, escolhidos na hora.

20h10min – Exibição do longa-metragem “O Palhaço”

Local da Oficina: Centro Municipal de Cultura Várzea Grande, à avenida do Trabalhador.

Horário da Oficina: 14h às 17h

Público da Oficina: jovens do programa municipal de cinema Educavídeo