Gramado recebe Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares

0
267
A inauguração será nesta sexta-feira, 29, às 14h, com apresentação dos núcleos temáticos de pesquisa que estão presentes no laboratório. Foto: Lucas Brito.

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado ganhará um Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM). O novo espaço que visa se aprofundar em questões importantes na fronteira do conhecimento, foi uma conquista da Prefeitura de Gramado através da parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

A inauguração será nesta sexta-feira, 29, às 14h, com apresentação dos núcleos temáticos de pesquisa que estão presentes no laboratório. O LEAM é uma espécie de aglutinador de várias instituições de ensino do Estado. Participam dele, além da UERGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Por enquanto essas são as instituições que participarão, mas o desejo é que ele se amplie e que novas universidades façam parte dessa proposta, que é inédita no Estado e uma das poucas do País”, disse Rafael Haag, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UERGS. Ele afirmou que a consolidação do laboratório só foi possível por uma provocação da Prefeitura de Gramado que iniciou através de conversas logo após a instalação do polo, em 2017.

A coordenadora do polo da UAB de Gramado, Maria Gorete Rodrigues da Silva, define o momento como um marco histórico para o ensino superior em Gramado. “A universidade esta constituída em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Até então tínhamos uma atividade de ensino e de extensão. Mas não tínhamos ainda a pesquisa. Com a implantação deste laboratório, nós consolidamos um outro braço que constitui uma universidade que é a pesquisa. Para nós esse momento é um marco histórico”, finalizou.

Histórico – A vinda de uma unidade da UAB para Gramado foi confirmada em fevereiro de 2017. Em 31 de julho, representantes do Ministério da Educação (MEC) assinaram o termo de compromisso com a Prefeitura de Gramado para a instalação. No dia 7 de agosto, o prefeito Fedoca Bertolucci protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 32/2017, efetivando a criação do Polo Universitário, que foi inaugurado no dia 15 de agosto de 2017.

Atualmente mais de 300 alunos estudam na instituição que oferta diversos cursos de graduação e especialização, além de curso de aperfeiçoamento.

Programação

14h – Descerramento da Placa de inauguração do LEAM
14h30 – Apresentação dos núcleos temáticos de Pesquisa que estão presentes no laboratório
16h – Visita guiada ao Parque dos Pinheiros