Gramado: Prefeitura disponibiliza plano de ação contra o Covid-19

0
1057


Após amplo debate entre os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), e após a Região da Serra, receber o primeiro alerta em 26 de maio, a Prefeitura de Gramado, por meio do Gabinete de Crise, divulga as ações que constam no plano de enfrentando ao coronavírus (Covid-19). O primeiro plano de ação foi apresentado e já consta no site https://sistema3as.rs.gov.br/caxias-do-sul.

“Porém, ocorre que o Governo do Estado entendeu que as ações apresentadas eram insatisfatórias e em razão do segundo alerta, em 02 de junho, apresentou novas sugestões ao Plano, sendo adotadas imediatamente pela Amesne e pelos municípios que compõem a entidade”, explica a procuradora-geral de Gramado, Mariana Melara Reis.

As ações são:

Ação 1: Identificando o percentual de contaminação acima de 70% nas faixas etárias de 20 anos a 59 anos nos últimos meses, sendo estes o público de mercado de trabalho, em sua grande maioria sem cobertura vacinal, faz-se necessário: executar a campanha de testagem pela vida a ser executada em parcerias público x privado.

Ação 2: Execução pela Secretaria Municipal de Saúde de monitoramento dos pacientes positivos isolados, incluindo fiscalização para verificar se estão sendo cumpridas as orientações. No acompanhamento do paciente, pode-se orientar a reconsulta e avaliação médica aos quadros clínicos que tiverem piora, evitando desta forma internações tardias. Meta de checagem quanto ao cumprimento do isolamento domiciliar, 10% do total de contaminados diário.

Ação 3: Campanha institucional de conscientização para o cumprimento dos protocolos obrigatórios e variáveis inerentes ao Sistema 3As. Utilização da ficha de autoavaliação dos protocolos obrigatórios inerentes ao Sistema 3As.

Ação 4: Fiscalização dos protocolos obrigatórios e variáveis inerentes ao Sistema 3As, inclusive nos serviços essenciais. Utilização do Termo de Responsabilidade Sanitária com entidades, associações, empresas, outros.

Ação 5: Medidas restritivas e obrigatórias:

•Isolamento das áreas públicas de lazer com fechamento de praças e brinquedos;

•Entrada permitida nos restaurantes até as 22h e fechamento do estabelecimento até às 23h59;

•Fica vedado em toda a região música ao vivo, em estabelecimentos fechados ou abertos;

•Máximo de 100 pessoas na realização de eventos corporativos e demais eventos somente mediante autorização do Comitê Técnico Regional da Serra, regra válida por no mínimo 15 dias.

Confira detalhadamente o alerta do governo do Estado e as medidas adotadas pela Amesne:

Programa de Testagem Serra

https://bit.ly/34QfuhX

Testagem: Serviço da Vida

https://bit.ly/3ckAaCG

Termo de Responsabilidade

https://bit.ly/3ijRGuX

Resposta: Alerta Serra

https://bit.ly/3gbYJ63

Decreto do Município de Gramado

https://bit.ly/3uTNCnJ