“Gramado: Novos Olhares” aborda o tema “O Plano Municipal da Mata Atlântica como promotor do Turismo Sustentável”

0
1068
Mario Cesar Mantovani é diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, atua no movimento ambientalista há mais de 30 anos. Foto: Divulgação


A iniciativa do Prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), “Gramado:Novos Olhares”, receberá na cidade um dos mais renomados geógrafos do Brasil, Mario Cesar Mantovani, que participa do projeto na próxima quinta-feira, 21 de setembro, às 17h, no Auditório da Prefeitura.

Mario Cesar Mantovani é diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, e virá até a cidade para participar de uma atividade alusiva ao Dia da Árvore no Parque dos Pinheiros, e no final do dia irá palestrar aos secretários titulares e adjuntos, além de convidados da área ambiental, sobre um dos temas que foi um dos grandes diferenciais da campanha vencedora de Fedoca à prefeitura: o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente como um atrativo a mais ao turismo em nossa cidade.

Vindo ao encontro do primeiro decreto de Fedoca assim que assumiu como prefeito, que visa um maior controle sobre o desmatamento que vinha ocorrendo na cidade, a palestra de Mantovani terá como  título “O Plano Municipal da Mata Atlântica como promotor do Turismo Sustentável”, e tem como objetivo consolidar Gramado como um município referência em conciliar turismo, cultura, desenvolvimento urbano juntamente com a conservação da Mata Atlântica, de forma participativa e com qualidade de vida para seus cidadãos.

Sobre o palestrante

Mario Cesar Mantovani é Geógrafo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, atua no movimento ambientalista há mais de 30 anos defendendo e garantindo a agenda ambiental participativa na elaboração de políticas públicas e organização dos movimentos sociais.

Atualmente é responsável, entre outros projetos, pela articulação e organização das Frentes Parlamentares Ambientalistas do Congresso Nacional e Assembleias Legislativas dos Estados da Mata Atlântica. É fundador, conselheiro e apoiador de diversas instituições que atuam em cooperação pela realização de metas e objetivos mundiais, estabelecidos por protocolos e acordos internacionais, operacionalizando o SISNAMA e suas normas decorrentes.

Sua atuação é de também grande destaque no âmbito dos municípios, em parceria com as Secretarias e Conselhos de Meio Ambiente, para a realização dos Planos Municipais de Conservação e Restauração da Mata Atlântica PMMA.