“Gramado: Novos Olhares” aborda a importância dos reservatórios de água para o desenvolvimento do Brasil

0
1188
Foto: Divulgação


O projeto “Gramado: Novos Olhares” recebe na próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, o seu décimo palestrante, o Engenheiro Civil Miguel Augusto Zydan Sória, que abordará a importância dos reservatórios de água para o desenvolvimento do Brasil. O encontro ocorre às 17h no Auditório da Prefeitura de Gramado.

Em pauta, estarão diversos assuntos relacionados ao tema, como a demanda, consumo e disponibilidade de água no Brasil, e no mundo, infraestruturas necessárias, indicadores socioeconômicos, gestão de recursos hídricos, reservatórios artificiais de água, e importância de armazenamento, além das funções e benefícios das barragens e dos reservatórios, bem como possíveis impactos na implantação destes reservatórios. Outros assuntos que o palestrante discutirá serão a matriz dos efeitos ambientais X programas de atenuação, e gases do efeito estufa, o caso específico da energia elétrica, como a oferta interna de energia, Sistema Interligado Nacional, interligação sul americana, hidrelétricas no Brasil, custos e comparações com termelétricas, e a importância dos reservatórios de hidrelétricas – usos múltiplos, e inserção das fontes renováveis.

Sobre o palestrante

Formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Miguel é pós-graduado em Economia e Administração do Setor Público pela Universidade de Alcalá de Henares, Madrid, Espanha, com diploma revalidado como Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Por 24 anos, ele atuou na Itaipu Binacional, tendo antes exercido por quatro anos funções em Furnas Centrais Elétricas S.A., no Sistema de Transmissão de Itaipu. Na Itaipu, ocupou posições de coordenação, gerência e representação, tendo sido Superintendente de Meio Ambiente, Superintendente de Planejamento e Controle da Diretoria de Coordenação, Gestor do Programa de Desenvolvimento Organizacional, Coordenador do Processo Corporativo de Gestão do Conhecimento, Coordenador Brasileiro da Câmara Técnica da Universidade Corporativa Itaipu (UCI), Consultor (interno) da Diretoria Geral Brasileira e Superintendente da Ouvidoria.

O Engenheiro ainda representou e atuou como palestrante da Itaipu em diversos eventos realizados no Brasil e no exterior. É autor de livro sobre a história da Itaipu Binacional, bem como de artigos e capítulos de livros; organizador de publicações técnicas, o que inclui edições brasileiras de livros da Comissão Internacional de Grandes Barragens (ICOLD) e da Revista Brasileira de Engenharia de Barragens do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). Atualmente dedica-se à engenharia consultiva, acumulando também as funções de Representante do CBDB no Comitê Técnico de Conscientização do Público e Educação da ICOLD; integrante do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC); integrante do Conselho Editorial da Revista Fundações & Obras Geotécnicas.