Câncer de mama: Mais de 800 mamografias já foram realizadas neste ano

0
1108
Os resultados costumam ficar prontos em torno de 15 dias a partir da realização dos exames. Foto: Internet.


O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa a conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Mais uma vez Gramado está mobilizada para suprimir os números desta doença que é a mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

Mesmo fora do período da campanha, a equipe da Secretaria da Saúde está realizando um trabalho fortíssimo, sendo que somente de janeiro a outubro deste ano, já foram realizadas 846 mamografias. Neste período foram diagnosticadas 19 pacientes, na faixa etária dos 30 anos aos 83 anos. Em todo o ano de 2017, 771 mamografias foram realizadas.

“Normalmente a doença é percebida em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. A mamografia é o principal para a identificação da doença e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos”, explica a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Olímpica, Silvana Silveira.

Além da intensificação dos exames preventivos, a programação do Outubro Rosa no município contará com algumas atividades para as mulheres durante todo mês. Na ESF Vila Olímpica, na Várzea Grande, uma manhã comemorativa está programada para o dia 20, das 9h às 12h. Na ocasião, serão fornecidas orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O evento em parceria com a Associação Cristã de Moços (ACM) e o Centro de Cultura da Várzea Grande contará com diversas ações como aferição de sinais, massoterapia, palestra sobre educação em saúde, e a participação do cantor Gustavo Fallavena, de Porto Alegre. Também terá café da manhã para as participantes.

No dia 24, na ESF Várzea Grande, as pacientes receberão cuidados especiais, como cabelo e maquiagem, das 17h às 20h.

Para o dia 31 está agendado um bate-papo com a autora Vilma Philippsen, do livro “Sobre Ser Libélula”, que traz relatos de experiências e superação do câncer de mama. O encontro ocorre na ESF Nailor Balzaretti, no Pórtico II, às 20h. Em todas as atividades a entrada é franca.

Saiba como fazer a mamografia

Diariamente, as unidades de saúde do município realizam testes rápidos, exames citopatológicos e encaminhamentos para mamografia. A paciente na consulta com o médico ou enfermeiro deve solicitar o encaminhamento para a Secretaria da Saúde, onde o mesmo será agendado. Além das 846 mamografias, de janeiro a outubro de 2018, já foram realizados 1.702 exames de prevenção ao câncer do colo de útero.